Como validar UF para emitir NFC-e em contingência?

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Objetivo: Saiba como validar o estado para emitir Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica no Sistema Cigam Gestor Lojas e Franquias. Nesse módulo ao passar vendas, será possível validar se a loja pode emitir notas em contingência.

1. Em Loja, clique em Movimentação de Estoque, logo após, Venda Eletrônica.

2. Selecione o vendedor responsável pela venda.

3. Utilize os filtros na parte superior da tela para pesquisar um cliente já cadastrado, caso o cliente não possua o cadastro na loja, clique em Adicionar Cliente.
Após pesquisar clique no ícone de seta para selecionar o cliente desejado.

Para caso dúvidas no processo de cadrastamento de cliente, consulte o guia “Como cadastrar clientes?”. O sistema Cigam Lojas e Fraquias, permite a utilização da opção “Consumidor“, não fazendo necessário o cadastro e o vinculo do CPF do cliente.

4. Em seguida, uma mensagem aparecerá na tela para incluir o CPF/CNPJ do cliente, para incluir clique em Sim.

Caso seja selecionada a opção “Cliente Consumidor”, o sistema apresentará um campo onde poderá ou não ser preenchido o CPF do cliente.
Caso desejado, preencha o mesmo e tecle “Enter“ ou selecione a opção “Confirmar“, caso não, tecle “ESC“ ou clique em “Não Informar“.

5. No campo “Código de barras do produto”, bipe o código de barras ou tecle F2 para consultar a lista de produtos.

Para saber mais sobre a tecla F2, que permite a pesquisa de produtos, em qualquer tela do sistema, consulte o seguinte guia, “Entendendo a tela de pesquisa de produtos (F2)”.

6. Após apertar “ENTER” no seu teclado, o produto irá aparecer na parte inferior da tela de vendas, isso significa que ele foi adicionado ao cesto de compras do cliente. Para finaizar a compra clique em Fechar compra.

Você pode trocar o vendedor na tela de vendas, para entender melhor a funcionalidade, consulte o guia: “Como trocar vendedor na cesta de compras?

7. Ao mudar no campo “Operando” para a opção “Off-line”, se seu estado não tiver permissão na tela de vendas aparecerá uma notificação sinalizando que seu estado não realiza vendas em contigência Off-line.

8. Caso no estado referente a SEFAZ permita a vendas Off-line, continua o processo normal de vendas. Defina no campo “Forma de Pagamento” a forma como será paga a mercadoria e clique em OK.

Na tela de formas de pagamento é possível selecionar mais de uma forma de recebimento para efetuar o pagamento da compra. É importante sinalizar, que é possível visualizar e utilizar o crédito do cliente para pagamento.
Para dúvidas nesses casos, consulte os guias, “Como passar vendas utilizando mais de uma forma de pagamento?” e “ Como visualizar na tela de vendas o crédito do cliente”.

9. Feito isso, para finalizar a venda, clique em Finalizar Cupom.

Caso o sistema esteja parametrizado para a geração de crédito fidelidade para cliente, o sistema informará se é desejado gerar crédito fidelidade para o cliente.
Para mais informações, acesse o guia, “Como parametrizar o sistema para utilizar o crédito fidelidade online?

TABELA DE ESTADOS BRASILEIROS QUE EMITEM, OU NÃO, CONTIGÊNCIA OFF-LINE

Muito bem! Agora você sabe como validar UF para emitir NFC-e em contigência. Boas vendas!

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