Como verificar o relatório de produtos mais e menos vendidos(Curva ABC)?

Você está aqui:

Objetivo: Saiba como gerar o relatório de produtos mais e menos vendidos com curva ABC, ou seja, com nível de importância definidos pelo usuário, visualizando a rotatividade do produto, valor de venda e compra.

1. Em retaguarda, clique em Relatórios Diversos e, em seguida, Imprimir Relatórios.

2. Clique no ícone de adição + do item 3 “Relatório de Vendas/Devoluções”.

3. Clique no ícone de adição + do item 3.2 “da Loja”.

4. Em seguida, clique no ícone de + do item 3.2.14 “Produtos Mais e Menos vendidos”.

5. E, por fim, escolha a opção “Produtos mais vendidos (Curva ABC)”.
É importante salientar que você deve definir a porcentagem de cada item presente na tela (A, B e C).
Dessa forma, você estabelecerá um ranking em cima da “Quantidade ou Faturamento”.

6. Na aba “Geral”, defina a “Data Inicial” e a “Data Final”.

7. Defina se a “Curva”, ou seja, o ranking presente no relatório, será por “Quantidade ou Faturamento”.
Ao gerar por quantidade, o relatório levará em conta a quantidade de produtos vendidos.
Ao gerar por faturamento, o relatório levará em conta o produto que mais faturou, independente do número de vendas.

8. Deixe marcada a opção “Contemplar Inventário”, para que o sistema leve em conta na geração do relatório, a movimentação do estoque (inventário).
Ao marcar a opção “Apresentar Fornecedor“, o sistema trará o nome do fornecedor dos produtos listados.

Desmarcado o checkbox “Contemplar Inventário“ o relatório será gerado sem levar em consideração as movimentações realizadas no inventário.
A opção “Contemplar Inventário”, está presente também nos relatórios 3.2.14.1 “Produtos Mais Vendidos” e 3.2.14.2 “Produtos menos vendidos”.

9. Ainda na aba “Geral”, nos campos destacados abaixo, defina o percentual da Curva “A%“, “B%“ e “C%“.
Através destes percentuais, o sistema conseguirá sinalizar o nível de importância dos produtos presentes no relatório, baseados no tipo de curva selecionada anteriormente.

É importante que a soma das curvas resulte 100%. Você poderá definir a importância atribuída a cada curva, da maneira que desejar.
A curva ABC é muito utilizada para a administração de estoques, mas também é usada para a definição de politicas de vendas. Na avaliação dos resultados da curva ABC, percebe-se o giro dos itens no estoque, o nível da lucratividade e o grau de representação no faturamento da loja.

10. Na aba “Fornecedor” , no campo nome digite o identificador do fornecedor que deseja adicionar ao relatório, para isso clique no ícone de adição +. Lembrando que ao selecionar um ou mais fornecedores o relatório só apresentará os produtos vinculados a este.

Caso nenhum filtro seja selecionado, o relatório gerará o relatório com todas as informações disponíveis para o usuário.

11. Selecione a loja na aba “Lojas” e clique em Visualizar.

Caso nenhuma loja seja selecionada, o sistema gerará o relatório com todas as lojas disponíveis para o usuário em questão.
O sistema disponibiliza uma série de filtros, você poderá utilizar estes para filtrar as informações do seu relatório. Por exemplo, você poderá visualizar com este relatório, quais os produtos de uma linha específica que estão faturando mais.

12. O relatório será gerado com as seguintes informações:
Curva – curva de importância.
Código de Barra – código do produto.
Descrição – descrição do produto.
Fornecedor – nome do fornecedor.
Qtde. Venda – quantidade vendida do produto.
Qtde.Compra – quantidade comprado do produto.
Valor Venda – valor da venda.
Valor Compra – valor da compra.
%Giro – porcentagem que foi vendida do total de produtos comprados no período informado.

As informações referentes a movimentação do estoque estará presente no campo “%Giro”.

13. No relatório gerado abaixo, a opção “Contemplar Inventário” foi desmarcada, gerando assim outro valor no campo “%Giro”.

14. Você poderá enviar o relatório por e-mail, salva-lo ou imprimir o mesmo.
Para isso, clique nos ícones em destaque abaixo:

Muito bem! Agora você sabe como gerar o relatório 3.2.14.3 e melhor gerenciar os produtos da loja. Boas vendas!

Isso foi útil?
SimNão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *