Como acessar e passar vendas no aplicativo mobile, Cigam PDV (Checkout Móvel).
Objetivo: Este guia reúne os principais procedimentos para o uso do Cigam PDV Mobile, com orientações padronizadas para realizar vendas, pagamentos, cancelamentos e emissão de comprovantes entre outros assuntos, no ambiente móvel Checkout móvel.
1. Após fazer o download do aplicativo, efetue o login com usuário e senha e, em seguida, adicione o servidor de acordo com os dados fornecidos.

2. Na tela inicial, serão exibidas as opções Nova Pré-Venda, Consulta de Produtos, Vendas do Dia e Painel do Vendedor. Para iniciar o processo de venda, selecione Nova Pré-Venda, localizada no topo da interface.

2.1 Na tela inicial do aplicativo, podem ser exibidas as pré-vendas abertas. Para excluir uma pré-venda, toque no ícone de três pontinhos ao lado da venda desejada e, na janela de confirmação, selecione “Confirmar” para concluir a remoção.

3 Na tela Pré-venda em “Selecionar Vendedor”, selecione um vendedor disponível e toque no nome dele. Em seguida, na tela “Selecione o Cliente” selecione um cliente já cadastrado por nome ou CPF, ou cadastre um novo cliente.
- Poderá cadastrá-lo tocando em “adicionar cliente” no canto inferior da mesma tela.

4. Após a seleção do cliente, Em “Consulta de Produtos” você poderá selecionar os produtos através do leitor de código de barras, ou digitar manualmente o código do produto no campo “Código de barra/descrição”.

4.1 Além disso, é possível voltar e interromper a operação, cancelar/excluir a pré-venda e retornar ao menu principal a qualquer momento.

5. Ao selecionar o produto desejado, toque em “Fechar Compra”. Em seguida “Salvar e ir para pagamento”.
➔ Clique aqui para acessar o passo a passo de como fazer um pagamento com o botão PIX habilitado.
➔ Clique aqui para acessar o passo a passo de como fazer um pagamento com o botão TEF habilitado.

5.1 Nesta tela de Pré-Venda, também é possível aplicar um cupom de desconto, caso necessário.

6. Em “Forma de Pagamento” na tela fechar compra, selecione o tipo de pagamento em “Outros” e toque em Confirmar.
No aplicativo, as opções de TEF e PIX estão disponíveis dentro do botão “Outros” na tela de pagamento do aplicativo. Ao selecionar essa opção, são exibidas as opções de cartões e Pix integradas ao sistema.
- As opções de pagamento TEF e PIX aparecem separadamente no aplicativo apenas quando o terminal estiver integrado a maquininhas internas.
- Na tela “Forma de Pagamento” você poderá Cancelar toda a operação clicando em voltar.

7. Após a transação aprovada, o sistema apresentará uma mensagem de Atenção, perguntando se “Deseja informar o CPF/CNPJ do cliente para identificá-lo na venda?” em seguida, também o E-mail.
- Selecione a opção desejada para prosseguir para a impressão do comprovante de compra.

8. Em seguida toque em “Imprimir” para imprimir o recibo da Loja e o recibo do Cliente.

Pronto! Venda finalizada com sucesso. Agora é só entregar os produtos e seguir para a próxima. Em caso de dúvidas, consulte os canais de suporte ou a Central de Ajuda.