Como emitir e alimentar as informações do D.R.E

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Objetivo: Saiba como proceder para gerar relatório de “Demonstrativo de Resultado do Exercício”. Você poderá visualizar o relatório de forma agrupada ou desagrupada, para isso você precisa marcar ou desmarcar o checkbox.

Requisitos: Estar em Retaguarda. Acessar Relatórios Diversos. Acessar Imprimir Relatórios.

1. Na tela de “Relatórios”, clique na opção 8 “Relatórios do Financeiro” e em seguida na opção 8.3 “DRE-Demonstrativo de Resultado”.

Lembrando que DRE, é um relatório contábil que apresenta as receitas, custos, despesas, perdas e ganhos obtidos e suportados pela loja, assim como as participações no seu resultado, evidenciando o lucro líquido apurado em um determinado período.

2. Feito isso, na tela ao lado, defina o período desejado ou seja, “Mês/Ano”. No campo “Data Inicial (Mês/Ano)” defina uma data inicial de pesquisa de DRE. No campo “Data Final (Mês/Ano)” defina uma data final de pesquisa. Você poderá definir diferentes datas para geração de relatório, dependendo da política da loja. Normalmente o relatório de DRE é gerado mensalmente. Na mesma tela logo abaixo, você encontra: “Considerar contas em aberto” Marcando esta caixa de seleção o sistema irá considerar para gerar no relatório as contas cadastras que ainda não foram pagas.

3. Após definir o período, logo abaixo você terá duas opções:

Regime;

Custo.

4. É apresentado dois exemplos de regimes, que são: Regime de Caixa – O Regime de Caixa é o regime contábil no qual as despesas e receitas são contabilizadas apenas quando entram em caixa, e não no momento em que são realizadas as compras ou ofertadas as prestações de serviço. Serão considerados e tributados apenas valores recebidos e não os valores registrados no momento de emissão da Nota Fiscal. Por exemplo, compras parceladas, o imposto incidirá para o fornecedor sobre a mercadoria, a cada vez em que a parcela for paga pelo cliente e não quando a loja emitir a nota fiscal. Regime de Competência – O regime de Competência é realizado no período de competência da receita ou despesa realizada. Por exemplo, uma empresa fez uma despesa no mês de julho para pagar apenas em setembro, o registro contábil será efetuado em julho, sendo esse o mês de competência da despesa. O termo regime de competência significa que independente da data do pagamento ou recebimento dos valores monetários, de uma receita ou despesa, a mesma será registrada na data e no mês exato da compra.

5. No campo “Custo”, você tem três opções que são: Custo Médio – Custo médio dos produtos. Custo Médio Sem Imposto – Custo médio dos produtos sem acréscimo de tributos. Custo Inicial – Custo inicial dos produtos desde a sua fabricação.

6. Selecione a loja na aba “Lojas” e clique em <Visualizar>.

7. Ao retirar o relatório você visualiza as seguintes informações:

  • A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;
  • A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias vendidas e serviços prestados e o lucro bruto;
  • As despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;
  • O lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;
  • O resultado do exercício antes do Imposto de Renda e a provisão para tal imposto;
  • As participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistências e previdência de empregados;
  • O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

Fique atento! Para que você garanta um relatório de DRE com informações precisas, se fazem necessários alguns cuidados, que são:

  • Dar baixa em todas as contas a pagar e receber (acesse <Movimentação Financeira> e em seguida <Contas a Pagar> ou <Contas a Receber>);
  • Todas as vendas devem ser lançadas no sistema Gestor;
  • Entrada de mercadorias pelo sistema Gestor;
  • Todas as notas fiscais devem ser confirmadas.

COMO AS INFORMAÇÕES SÃO ALIMENTADAS NO RELATÓRIO

RECEITAS – Estes campos são alimentados através do resultado entre as seguintes operações: Vendas; Trocas; Descontos; Devoluções; Impostos sobre a venda; Despesas com venda; Custo de mercadorias vendidas.
Fundo de Publicidade e Propaganda, se refere a taxa administrativa da franqueadora referente ao custo de operações com marketing e divulgação da marca.

1. Ao cadastrar uma nova loja no campo:

Encargos Folhas (0-100) – Defina a porcentagem de recursos da loja que serão destinados a encargos com folha de pagamento.

O valor sinalizando no campo insindirá no relatório de D.R.E.
No módulo de Plano de Contas em retaguarda (<Cadastro Geral>, <Outros Cadastros> e em seguida, <Plano de Contas>) ao cadastrar uma conta você poderá definir as informações que serão computadas pelo relatório.

2. Ao cadastrar uma nova conta os campos:

Imprimir DRE – Defina se a conta que está sendo cadastrada deve aparecer no relatório DRE. Agrupador DRE – Local do relatório de DRE em que o valor da conta será apresentada.

Fique atento! É IMPORTANTE RESSALTAR QUE PARA QUE AS CONTAS CADASTRADAS NO SISTEMA SEJAM APLICADAS NA GERAÇÃO DO RELATÓRIO DRE A OPÇÃO “Imprimir DRE” DEVERÁ ESTAR MARCADA.
RESULTADO BRUTO – Indicador determina o lucro obtido pela empresa depois de se deduzir da receita líquida de vendas o custo de mercadorias vendidas. Toma como base as seguintes operações: Despesas Financeiras e Juros Pagos
RESULTADO LÍQUIDO/LUCRO LÍQUIDO – O resultado líquido é o lucro que a empresa apresenta num dado período, ou seja, aquilo que resta da sua receita, depois de considerados todos os custos dos exercício que têm que ser deduzidos a esta.

VISUALIZE OS VALORES TOTAIS DO RELATÓRIO

Visualize a estrutura do relatório DRE abaixo, com seus valores totais e respectivos percentuais.

O relatório de DRE mostra as contas em todos os seus níveis. Assim, o usuário conseguirá identificar a origem da sua conta, já que o arquivo apresenta e respeita toda a hierarquia do plano de contas.

8. Como agrupar ou desagrupar lojas ao gerar o relatório DRE?

8.1 Para agrupar as lojas, marque o checkbox indicado na imagem e clique em <Visualizar>.

8.2 Ao gerar o relatório agrupador, você poderá visualizar os valores de todas as lojas selecionadas.

Você poderá enviar por e-mail, salvar o arq. ou imprimir.

8.3 Caso desmarcado, a exibição do relatório deve ocorrer de forma separada por loja. Para isso, desmarque o checkbox apresentado na imagem ao lado. Logo após, clique em <Visualizar>.

8.4 Ao gerar o relatório não agrupado você poderá visualizar os valores separadamente das lojas selecionadas.

Muito Bem! Agora você sabe como emitir e alimentar as informações do D.R.E. Boas vendas!

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