Como cadastrar forma de pagamento?
Objetivo: Este guia tem o objetivo de demonstrar como realizar o cadastro de uma forma de recebimento no sistema. O CIGAM Lojas e Franquias permite que você cadastre uma forma de recebimento de maneira rápida e prática.
1. No aplicativo Gerencial, clique em Cadastro Geral, em seguida, Menu Financeiro.
2. Em seguida, clique em Cadastro Forma Pagto.
3. Na tela de “Pesquisa de Forma de Pagamento”, clique em Incluir Forma Pagamento.
4. Feito isso, você será direcionado para a tela de cadastro de forma de recebimento.
Na aba “Forma Recebimento”, preencha os campos de acordo com a forma de recebimento desejada. Os campos são:
-Grupo: você poderá definir um grupo para a forma de pagamento em questão, por exemplo o grupo MasterCard poderá ter mais que uma “Forma de Recebimento”, isso pode depender se o recebimento for à vista ou parcelado.
-Rede: selecione a rede que receberá a forma de recebimento em questão.
-Descrição: nomeie a forma de recebimento em questão. Exemplo: Visa Parcelado. (A descrição servirá de identificação para a forma de pagamento em questão)
-Ativo: selecione a opção SIM, para que a forma de pagamento em cadastramento fique disponível para a rede.
Após selecionar e preencher as informações desejadas, clique na aba “Opções“.
5. Na aba “Opções“ você poderá definir as seguintes questões:
-Local para depósito: selecione o local no qual a forma de pagamento recebida será destinada.
-Tipo de pagamento: selecione o tipo de pagamento. (Dinheiro, cartão, etc…)
-Forma de pagamento: defina se a forma de pagamento será à vista ou a prazo.
-TaxaAdm: indica o percentual pago por cada transação realizada na forma de pagamento em questão, a porcentagem poderá ser estipulada pela operadora de cartão ou pela loja.
-Credenciadora: seleciona a empresa credenciadora da respectiva forma de pagamento.
-TEF: selecione sim caso a forma de recebimento seja TEF e não para POS.
-Bandeira: seleciona a bandeira da respectiva forma de pagamento.
Caso a forma de recebimento em questão seja a prazo, clique na aba Parcelamento. Caso não, vá até a aba “Lojas“.
6. Na aba “Parcelamento“ você poderá definir as questões de parcelamento. Definindo:
-Parcela Min e Parcela Max para a forma depagamento.
-Forma de vencimento.
-Divisão de parcelas.
-Diferença das parcelas.
7. Na aba “Lojas“, você poderá definir quais lojas receberão a forma de pagamento.
Para isso, selecione o grupo de lojas desejado e clique no ícone de lupa.
8. Após clicar no ícone de lupa, marque a caixa de seleção das lojas que deseja inserir o tipo de forma de recebimento.
Após definir as lojas que receberão a forma de pagamento em questão, clique em Gravar Forma Recebimento.
Muito bem! Agora você sabe como cadastrar uma forma de pagamento no CIGAM Lojas e Franquias. Boas vendas!