Como fechar o caixa?

Você está aqui:

Objetivo: Saiba como proceder para realizar o fechamento do caixa no sistema Cigam Lojas e Franquias. Ao realizar o fechamento do caixa, o usuário sinaliza para o sistema o término da jornada fiscal no dia em questão. É importante sinalizar que após o procedimento, o usuário não poderá mais realizar vendas naquele dia.

1. No aplicativo de PDV, clique na opção Movimentação financeira e, em seguida, Fechamento do Caixa.

2. Na sequência, informe um usuário e senha válidos e clique em Acessar.

Somente usuários autorizados podem realizar o fechamento do caixa. Saiba mais acessando o seguinte material: Como alterar os direitos do usuário?

3. Na tela de fechamento do caixa, o sistema mostrará uma série de tópicos referentes as movimentações financeiras realizadas no caixa da loja, no dia em questão.

Entenda melhor o que significa cada item da tela de fechamento do caixa, por meio do seguinte material: O que significa cada item da tela de fechamento do caixa?

4. Observe que abaixo da opção Fundo de Caixa para o próximo dia, o sistema mostrará uma mensagem de Falta ou Sobra.

ATENÇÃO! Se o valor apresentado for referente a uma Falta, significa dizer que esse é o valor existente no caixa. Nesse caso, a quantia poderá ser retirada do caixa ou deixada como Fundo de caixa para o próximo dia. Porém, se o valor mostrado for equivalente a Sobra, o sistema estará informando que existe uma falta no caixa, portanto, o motivo poderá ser averiguado, e caso não seja encontrado, o valor poderá ser sinalizado como Quebra de Caixa.
Toda movimentação realizada no caixa da loja, de suprimento (reforço) ou sangria (retirada) precisa ser informada no módulo de Movimento do Caixa. Saiba mais sobre esse procedimento, acessando o seguinte material: Como lançar movimentos de entrada e saída do caixa?

5. Você não poderá realizar o fechamento do caixa, se houverem valores de falta ou sobra sinalizados. No caso da falta, você pode sinalizar o valor como Fundo de Caixa para o próximo dia.

6. Feito isso, o botão <Fechar Caixa> estará disponível. Lembrando que você poderá gerar ainda o relatórios de Vendas do dia e Prévia do Fechamento.

7. Clique em <Fechar Caixa>.

8. O sistema pedirá a confirmação do fechamento de caixa. É importante salientar que caso você feche o caixa, não será mais possível lançar qualquer movimento ou realizar vendas, trocas, operações que movimentem o estoque. Clique em <Sim> para continuar o processo.

ATENÇÃO! Após, clicar em <Sim> o sistema informará a seguinte mensagem: Você tem certeza que deseja fechar o caixa? Caso afirmativo, você não poderá mais lançar vendas, entradas e saídas.
ATENÇÃO! Lojas que emitem NFC-e poderão realizar o fechamento do caixa, mesmo com vendas em contingência. Mas, é importante sinalizar que caberá ao lojista enviar as notas no período correto para a Sefaz, de acordo com as especificações de cada estado da federação.

9. Após o fechamento você tem acesso ao relatório de movimentação do dia. Você pode imprimir o arquivo clicando no ícone de impressão.

Muito Bem! Agora você sabe como fechar o caixa. Boas vendas!

Isso foi útil?
SimNão

2 comentários em “Como fechar o caixa?

  1. valeria vanessa mendes duarte Responder

    depois do fechamento do caixa, caso eu precise abrir outra vez no mesmo dia isso e posisivel?

    • Bruna Oliveira Responder

      Boa tarde, não, após o fechamento do caixa, só é possível abri-lo novamente no dia seguinte. Solicito que, para tirar dúvidas, abra um Ticket via Movidesk para o setor Suporte.
      Para agilizar seu atendimento, pedimos que já preencha o ticket com todas as informações úteis, incluindo sua dúvida por completo e link do guia.
      Estamos todos trabalhando juntos para melhorar sua experiência cada dia mais, agradecemos sua colaboração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *