Novo portal Web: Entenda a parte Fiscal em Notas Fiscais.
Objetivo: O objetivo deste documento é elaborar um guia detalhado que forneça assistência na operação do módulo fiscal no portal web.
1. Para acessar o Portal Web CIGAM, acesse o link: https://app.cigamgestor.com.br/login
1.1. Na tela inicial, informe a Chave de acesso, Usuário e Senha. Após, clique em Entrar.

2. No menu lateral esquerdo, clique em Documentos Fiscais, em seguida, Notas Fiscais, vá em Cadastrar Nota Fiscal.

3. Clique na aba Fiscal para configurar essa modalidade.
O módulo fiscal da nota, desempenha a função de aplicar os valores gerais da nota fiscal e validar os impostos totais de forma abrangente.

4. Ao desmarcar a opção “Habilitar cálculo automático”, alguns campos serão liberados para edição, permitindo definir, em conjunto com o auxílio do contador, os valores dos impostos e a incidência de determinados campos nos totais da nota fiscal. Esses campos incluem o Valor do frete, Valor do seguro e Outras despesas. Por padrão, esses campos não estarão marcados para incidência automática e os valores devem ser preenchidos manualmente dentro deste módulo.

4.1 É possível realizar ajustes nos valores fiscais ao desmarcar o check-box. “Habilitar cálculo automático” na opção de geração e emissão de notas fiscais no sistema 33. No entanto, é importante mencionar que tais alterações podem resultar na rejeição das notas devido a valores inconsistentes em relação aos itens, ocasionando o código de rejeição 610 – Total da NF difere do somatório dos valores que compõem o valor total da NF.
Documentos referenciados
5. Documento referenciado: Na seção adjacente ao módulo Fiscal, encontra-se a opção de inclusão do Documento Referenciado, a qual é utilizada quando há a necessidade de realizar uma devolução.
É importante ressaltar que o módulo de Documento Referenciado será exibido somente quando a operação da nota fiscal estiver configurada como Devolução nos dados gerais da nota fiscal.


6. O formato utilizado para notas de devolução é o da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Nesse formato, é necessário preencher a Chave de Acesso, o Número da NF-e e a Operação da nota de origem.

→ Para confirmar a intenção de referenciar a nota fiscal, é necessário clicar no botão “Inserir”, conforme exemplificado abaixo.

7. Atualmente, é possível realizar referências de Notas Fiscais e Notas Fiscais Eletrônicas. Ao referenciar um documento por meio da opção “Referenciar itens”, a nota correspondente será exibida abaixo, na seção “Documento referenciado”, permitindo a referência de outras notas, se necessário. No entanto, se a operação selecionada na nota fiscal não for uma devolução, a referência será realizada internamente, sem destaque na nota.

Parabéns! Agora você adquiriu o conhecimento necessário sobre o módulo fiscal do portal web.
Desejamos sucesso em suas vendas!