Novo portal Web: Entenda a parte Fiscal em Notas Fiscais.

Você está aqui:
Atenção: Este guia é destinado para o sistema atualizado a partir da versão 2700 do PDV e Retaguarda.

Objetivo: O objetivo deste documento é elaborar um guia detalhado que forneça assistência na operação do módulo fiscal no portal web.

Requisitos: Acesse o Portal Web do seu computador. É recomendado utilizar Firefox ou Chrome.

1. Para acessar o Portal Web CIGAM, acesse o link: https://app.cigamgestor.com.br/login

1.1. Na tela inicial, informe a Chave de acesso, Usuário e Senha. Após, clique em Entrar.

A Chave de acesso, usuário e senha será disponibilizado pela Equipe Cigam.

2. No menu lateral esquerdo, clique em Documentos Fiscais, em seguida, Notas Fiscais, vá em Cadastrar Nota Fiscal.

3. Clique na aba Fiscal para configurar essa modalidade.

O módulo fiscal da nota, desempenha a função de aplicar os valores gerais da nota fiscal e validar os impostos totais de forma abrangente.

4. Ao desmarcar a opção “Habilitar cálculo automático”, alguns campos serão liberados para edição, permitindo definir, em conjunto com o auxílio do contador, os valores dos impostos e a incidência de determinados campos nos totais da nota fiscal. Esses campos incluem o Valor do frete, Valor do seguro e Outras despesas. Por padrão, esses campos não estarão marcados para incidência automática e os valores devem ser preenchidos manualmente dentro deste módulo.

4.1 É possível realizar ajustes nos valores fiscais ao desmarcar o check-box. “Habilitar cálculo automático” na opção de geração e emissão de notas fiscais no sistema 33. No entanto, é importante mencionar que tais alterações podem resultar na rejeição das notas devido a valores inconsistentes em relação aos itens, ocasionando o código de rejeição 610 – Total da NF difere do somatório dos valores que compõem o valor total da NF.

Documentos referenciados

5. Documento referenciado: Na seção adjacente ao módulo Fiscal, encontra-se a opção de inclusão do Documento Referenciado, a qual é utilizada quando há a necessidade de realizar uma devolução.

É importante ressaltar que o módulo de Documento Referenciado será exibido somente quando a operação da nota fiscal estiver configurada como Devolução nos dados gerais da nota fiscal.

6. O formato utilizado para notas de devolução é o da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Nesse formato, é necessário preencher a Chave de Acesso, o Número da NF-e e a Operação da nota de origem.


Para confirmar a intenção de referenciar a nota fiscal, é necessário clicar no botão “Inserir”, conforme exemplificado abaixo.


7. Atualmente, é possível realizar referências de Notas Fiscais e Notas Fiscais Eletrônicas. Ao referenciar um documento por meio da opção “Referenciar itens”, a nota correspondente será exibida abaixo, na seção “Documento referenciado”, permitindo a referência de outras notas, se necessário. No entanto, se a operação selecionada na nota fiscal não for uma devolução, a referência será realizada internamente, sem destaque na nota.

Parabéns! Agora você adquiriu o conhecimento necessário sobre o módulo fiscal do portal web.
Desejamos sucesso em suas vendas!

Isso foi útil?
SimNão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *