Como realizar uma conciliação de cartões?

Você está aqui:
Requisitos: Estar logado no Portal Web.
Acessar: Financeiro – Conciliação de Cartões.
Acesse o Portal Web do seu computador. É recomendado utilizar Firefox ou Chrome.

Objetivo: Saiba como realizar uma conciliação de cartões no sistema CIGAM Lojas e Franquias. A conciliação tem como objetivo disponibilizar às redes uma forma mais prática e segura de realizar a conferência e baixa de movimentações relacionadas ao recebimento de valores por cartão, através de conciliação, entre outros dados fornecidos pelas operadoras de cartões.

1. Na tela inicial do Portal Web, informe um usuário e senha válidos. Depois, clique em <Entrar>.

O endereço de acesso para o Portal Web é o número do servidor da sua retaguarda, mais as informações de identificação, conforme o exemplo: “(nome da rede).cigamgestor.com.br/Gestor.Web”.
O usuário utilizado para acessar o Portal Web deve ser o mesmo utilizado para o Cigam Lojas e Franquias!

2. Para fazer a conciliação de cartões, no menu lateral acesse <Financeiro> e logo após <Conciliação de Cartões>.

Para realizar a Conciliação de Cartões, o usuário precisará ativar o parâmetro e selecionar as permissões de “Contas a Pagar” e “Contas a Receber”. Para saber como ativar o parâmetro acesse o guia: “Saiba como parametrizar para Conciliação de Cartões”. Para configurar as permissões necessárias acesse o guia: “Saiba como configurar as permissões para realizar a Conciliação Bancária”.

3. Em “Conciliação de Cartões”, selecione a loja que deseja visualizar a dashboard. Na dashboard estarão todas as informações de cada processo da Conciliação, como vendas, recebimentos e registros a importar da operadora de cartão referente a loja selecionada. 

4. Saiba o que significa cada módulo na dashboard.

  • Vendas Pré-Conciliadas: São as vendas que estão iguais na operadora de cartões e no sistema, que serão conciliadas automaticamente e quitadas conforme seu pagamento.
  • Vendas Divergentes: São as vendas que, por algum motivo (bandeira, NSU, cód. de autorização ou taxa) apresentaram diferença entre o sistema e a operadora de cartão.
  • Recebimentos Divergentes: É o recebimento do valor da parcela que não foi por algum motivo (bandeira, NSU, cód. de autorização ou taxa) conciliado automaticamente ou dentro do prazo. Sendo assim, a loja já está recebendo da operadora o valor, porém com divergência no sistema.
  • Recebimentos Vencidos: São recebimentos em aberto já vencidos vindos de outro sistema, operadora de cartões ou muito antigos que ainda não foram baixados.
  • Registros a Importar: São os registros que a operadora do cartão já enviou para ser realizada a conciliação, são registros pendentes de importação.

 

5. Clique em <Registros a Importar>, para o sistema consultar automaticamente o servidor central e buscar todas as vendas e recebimentos pendentes da operadora do cartão. Quando esses registros são importados o sistema já faz a “Pré-Conciliação” dessas vendas e recebimentos.

6. Após importar os registros, os processos da dashboard são atualizados. Nesse caso da imagem, as “Vendas Pré-Conciliadas” se igualaram com as vendas do sistema. Quando chegar o pagamento dessas vendas pré-conciliadas, automaticamente o sistema dará baixa no “Contas a Receber”, pois já estão corretas as vendas e recebimentos entre o sistema e a operadora de cartões.

7. Clicando em “Vendas Pré-Conciliada”, “Vendas Divergentes”, “Recebimentos Divergentes” ou “Conciliação Manual”, você terá uma tela de pesquisa para facilitar a busca pelas vendas: “Movimentações”.

8. Na tela de “Movimentações”, o usuário poderá pesquisar as movimentações filtrando por “Loja”, “Data da Venda”, “Status”, “Operadora”, “Bandeira” e em seguida clicar em <Procurar> para encontrar a venda desejada.

Você poderá usar a tela de pesquisa nas movimentações em todos os processos da conciliação para facilitar a busca pela venda ou recebimentos, clicando na seta no canto direito para maximizar ou minimizar a aba.

9. Clicando em “Vendas Pré-Conciliadas”, após filtrar a movimentação, aparecerá a tela com os “Lançamentos da Operadora” e os “Lançamentos no Sistema”. Ao Clicar em algum lançamento da operadora, o mesmo aparecerá marcado também nos lançamentos do sistema.
Para desconciliar uma venda que não deveria estar conciliada, clique na venda que deseja corrigir e após em <Desvincunlar selecionada>.

10. Você poderá ignorar um lançamento que não faz parte da loja, clicando no <x> do mesmo. Sendo assim, esse lançamento sairá da lista na qual se encontra.

11. Clicando em “Vendas Divergentes” para conciliar uma venda que não foi conciliada automaticamente, você selecionará manualmente em “Lançamentos da Operadora” a venda na qual deseja realizar a conciliação, e logo após, selecionará a mesma venda realizada no sistema na parte “Lançamento no Sistema”.
Após as vendas estarem selecionadas, clique em <Conciliar Selecionados>.

12. Após, aparecerá na tela uma caixa de texto indicando para o usuário descrever “Informações Adicionais” sobre a conciliação explicando o motivo do vínculo, como por exemplo: “a taxa estava errada” ou “estava sem bandeira selecionada”.
Após, clique em <Confirmar Conciliação> para finalizar o vínculo.

Esta justificativa não é obrigatória.

13. Clicando em “Recebimentos Divergentes”, você verá a venda que a loja está recebendo da operadora, porém no sistema ela ainda não estará “Pré-Conciliada”. Para resolver, procure a venda correspondente na tela “Lançamentos no Sistema” e em seguida clique em <Conciliar Selecionados>.

14. Em “Recebimentos Vencidos” temos as contas a receber que a loja possui que estão vencidas e não foram baixadas dentro do sistema.

Para zerar este processo, basta ir no sistema em movimentação financeira > contas a receber e quitar esses recebimentos vencidos.

Isso foi útil?
SimNão
Anterior Como consultar a conciliação de cartões?
Próxima Saiba como configurar as permissões para realizar a Conciliação de Cartões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.