Como realizar contagem de inventário em loja?

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Objetivo: Saiba como proceder para realizar contagem de inventário em loja. Essa funcionalidade permite que o estoque da loja seja conferido para uma boa gestão de produtos.

1. Em loja, clique em Cadastro Geral e logo após Cadastro Inventário.

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2. Na sequência informe um usuário e senha válidos e clque em Acessar.

O sistema trabalha com permissões de acessos aos módulos por usuários e funções. Saiba mais acessando o seguinte material clicando aqui.

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.3. Na tela de Pesquisa de Inventário, clique em Adicionar Inventário.

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4. Em seguida, escolha o tipo de inventário e o tipo de homologação. Depois, clique em Adicionar Setor.

 ATENÇÃO!

Escolha com cuidado o tipo de homologação do inventário.

  • Tipo de inventário – Total: Escolha esta opção para efetuar a contagem total do seu estoque.
  • Tipo de inventário – Parcial: Nesta opção serão conferidos apenas os itens que foram informados na contagem, conforme a classificação escolhida, os demais produtos que estão no sistema não serão modificados.
  • Tipo de inventário – Específico: O sistema analisará apenas as referências bipadas na contagem, os demais produtos não serão modificados.
  • Fique atento ao tipo de homologação escolhida!
  • Tipo de Homologação – Real: Contagem padrão, só serão levados em consideração os itens bipados.
  • Tipo de Homologação – Retroativa: Escolha esta opção caso tenha feito a contagem e não tenha homologado o inventário no mesmo dia, selecione a data da contagem e o sistema retirará as quantidades de movimentações com data superior a selecionada.

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5. Na sequência inicie a contagem. Não esqueça de selecionar se a bipagem será feita por código de barras ou referência.

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6. Na tela de contagem é possível excluir as referências bipadas. Para isso, clique no ícone de Lixeira.

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7. Para sair da tela de contagem, clique em Voltar.

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8. Você também poderá sinalizar uma contagem de estoque utilizando a opção Coletor de Dados.

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9. Defina um nome para o setor. Depois, clique no ícone “…” para selecionar o arquivo desejado.

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10. Depois de selecionar o arquivo, clique em Importar a Contagem.

O arquivo da contagem a ser importado deve estar no formato txt. e pode ser gerado por um Coletor de Dados – que é um aparelho semelhante ao um leitor de código de barras, porém com memória interna. O modelo do arquivo deve ser o seguinte: código de barras;quantidade78965885;10

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11. Na sequência, clique em Conferir Inventário.

Atenção! Para realizar essa etapa no sistema é necessário ter uma autorização enviada da retaguarda (Gerencial) para a loja (PDV).

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12. Na tela de Conferência de Inventário, você poderá verificar a situação do estoque atual em comparação com o estoque sinalizado durante o inventário. Nessa tela, será possível identificar as sobras e faltas das mercadorias, resultantes do processo de conferência.

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13. Na parte superior da tela, você encontra os totalizadores da contagem, bem como filtros para lhe auxiliar na visualização dos dados.

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14. Na tela de Conferência de Inventário, ao clicar no ícone de edição do código de barra, será possível visualizar detalhes da contagem de inventário. Assim como, total de produtos com entrada e saída a confirmar no sistema.

Para conferência de estoque, você pode mostrar produtos de consumo – que são as mercadorias destinadas ao uso interno da loja, como equipamentos e móveis. Também é possível mostrar as sobras e faltas com valores de venda.

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15. Nessa tela, também é possível observar a Contagem, Detalhes das Movimentações e Notas em Edição. Para sair da tela, clique em Voltar.

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.16. Você poderá ainda gerar os seguintes relatórios para lhe auxiliar a ajustar o estoque:

  • Relatório de Faltas: Mostrará todos os produtos que apresentam faltas sinalizadas na conferência. Apresentará foto, descrição e a quantidade de Mercadorias ausentes na contagem;
  • Relatórios de Sobras: Com o mesmo formato do relatório de faltas, o arquivo apresentará as informações referentes a sobras de mercadorias;
  • Relatório de Auditoria: Apresentará a mesma tela exibida na tela de conferência de inventário. Nela será possível analisar o estoque atual com o estoque do inventário. 
  • Análise de Sobras e Faltas: Mostrará uma relação com todos os produtos que sobrando e faltando na contagem de estoque. A funcionalidade apresentará também o valor total de vendas das mercadorias que estão com sobras e faltas.

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17. Após realizar os ajustes, clique em Confirmar Contagem.

ATENÇÃO! Para realizar essa etapa no sistema é necessário ter uma autorização enviada da retaguarda (Gerencial) para a loja (PDV).

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.18. Para confirmar o inventário, é necessário informar um usuário e senha com permissão para executar a ação.

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19. Na sequência, o sistema sinalizará o número de notas fiscais que estão em edição no sistema. Com essa informação o usuário poderá confirmar ou excluir essas notas conforme a necessidade e assim poderá solucionar possíveis sobras e faltas sinalizadas na contagem. Para conseguir na confirmação do inventário, mesmo assim, clique em Sim.

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20. Para confirmar o inventário com sobras e faltas, é necessário informar um usuário e senha com permissão para executar a ação.

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.21. Se houverem sobras e faltas sinalizadas, o sistema avisará mais uma vez. Clique em Sim para prosseguir.

ATENÇÃO! Após confirmar o inventário, o estoque será sinalizado no sistema.

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.22. Na sequência o sistema sinalizará o fechamento do estoque. Clique em OK.

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.23. Na sequência será gerado o Relatório de Estoque – Posição Atual, com as informações atualizadas do estoque.

ATENÇÃO! Depois de realizar a contagem de inventário será necessário realizar o fechamento de caixa.

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.24. Para realizar o envio das informações vá no menu Outras Opções e logo após, Enviar dados para Loja. Selecione a Loja que deseja fazer o envio e depois Autorizar contagem de inventário. Feito isso clique em Iniciar Envio.

Muito Bem! Agora você sabe como realizar contagem de inventário em loja. Boas Vendas!

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