Como Conferir Inventário?

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Objetivo: Saiba como visualizar as informações para conferência de inventário no sistema Gestor PDV.

CUIDADOS ANTES DE REALIZAR O PROCEDIMENTO DE CONFERÊNCIA DO ESTOQUE
1. Antes de realizar o procedimento, envie as vendas e devoluções registradas em retaguarda.
Em retaguarda, clique em Outras Opções e em seguida Enviar Dados para Loja.

2. Marque a opção “Enviar somente vendas para a conferência do estoque” e envie a informação para frente de loja.

Caso não seja, realizado esse procedimento, em loja ao realizar a conferência de inventário, o sistema não permitirá a conclusão da operação.

Em retaguarda é possível realizar a CONTAGEM DOS PRODUTOS EM ESTOQUE, PORÉM APENAS EM LOJA É POSSÍVEL REALIZAR A CONFERÊNCIA.
Acesse o guia “Como fazer contagem de inventário em retaguarda?”, para entender melhor o procedimento de bipagem das peças do estoque em retaguarda.


– O inventário é finalizado em loja, e não em retaguarda;
– Realize a contagem de inventário, preferencialmente, quando a loja estiver fechada para o público;
– Os dias mais indicados para a contagem de inventário são segunda-feira, terça-feira, quarta-feira ou aos feriados.
– Sugerimos não realizar contagem sexta-feira, sábado ou domingo;
– Um dia antes da contagem programada, deixe o caixa aberto;
– Realize a contagem de inventário mensalmente, para um melhor controle do seu estoque;
– A loja deve bipar na contagem todos os produtos existentes tanto em frente de loja, vitrine, balcão caixa; quanto em estoque – exceção aos produtos que estão consignados ou em conserto, pois entram automaticamente na contagem;
– É fundamental que o inventário seja homologado no mesmo dia da contagem;
– Após bipar todos os produtos, a loja deve analisar possíveis faltas e sobras, antes da homologação do inventário; pois o que for homologado na contagem de inventário será considerado como a posição de estoque atual.

Antes de começar a contagem:
– Em retaguarda, envie a autorização de contagem para o Gestor;
– Preferencialmente, separe os produtos por segmentos, pois facilita a organização;
– Confira se todos os produtos têm etiqueta de código de barras;
– Dê entrada em todas as notas fiscais de produtos que já chegaram na loja. Se você confirmar uma nota antes de iniciar a contagem do inventário, você deverá bipar os produtos desta nota na contagem.

REALIZANDO O PROCEDIMENTO DE CONFERÊNCIA DO ESTOQUE EM PDV

1. Na tela de “Inventário”, após realizar a contagem dos itens, clique em Conferir Inventário.

Em retaguarda é possível apenas contar o seu estoque, porém APENAS EM LOJA (PDV) é possível conferir o seu inventário e regularizá-lo.

2. O sistema irá iniciar uma pesquisa efetuando um comparativo com a última contagem feita na loja e toda a movimentação de estoque, como as vendas, trocas, devoluções, entradas, brindes, etc.
Aguarde enquanto o processo é realizado.

A consolidação das informações é diferente em casos de contagens Parciais ou Específicas.

3. No topo da tela você encontra uma série de informações a respeito do inventário em questão:
– Total estoque inventário: número de itens na contagem;
– Total faltas: número de produtos não encontrados nesta contagem;
– Total sobras: número de produtos desta contagem que não foram encontrados no último inventário.

Possíveis motivos de falta: venda não registrada, devolução à fábrica, o produto está consignado ou em conserto, transferência entre lojas, e brindes não registrados.

4. Logo abaixo, você encontra uma série de filtros que permitem a busca por itens específicos na contagem:
Tipo de Visualização: Conferência e Grade;
Divergências: Faltas, Sobras e Faltas/Sobras;
Coleção: defina a busca de itens através de uma coleção específica;
Linha: defina a busca de itens através de uma linha específica;
Artigo: defina a busca de itens através de um artigo específica.


Referência/Código de Barras: realize a busca de um item específico digitando a referência ou bipando o código de barras;
Fornecedor: Realize a busca de itens por fornecedor;
Marca: realize a busca de itens por marca.

5. Você poderá marcar a opção de “Mostrar sobras e faltas com valor de venda”. Dessa forma, você poderá visualizar os valores referentes as sobras e faltas.

6. Na tela de “Conferência de Inventário”, você encontra 3 botões que são:
Relatório de Divergências: Recurso utilizado para visualizar através de relatório produtos com sobra ou falta.
Relatório de Auditoria: Recurso utilizado para comparar uma contagem antiga com a atual.
Confirmar Contagem: Utilizado após a conferência, para confirmar a contagem de inventário realizada.

7. Mais abaixo, você tem acesso as informações referentes ao número total de itens do estoque atual, contagem atual e do valor total dos produtos.

8. Clique no ícone de edição do item presente na contagem.

9. Você tem acesso as informações referentes ao item selecionado, como por exemplo:
Referência;
Código de Barras;
Descrição.

O sistema indicará se o item em questão representa uma sobra ou falta.

Muito bem! Agora você sabe quais as informações são geradas para se conferir Inventário. Boas vendas!

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