Como consultar e editar a situação tributária da loja no Gestor Web?
Objetivo: Alterar a situação tributária de uma loja ajusta o regime de impostos que ela deve seguir, impactando a forma de cálculo, recolhimento de tributos e possíveis benefícios fiscais, conforme seu faturamento e perfil.
Saiba também: Como cadastrar uma situação tributária da loja no Gestor Web?
1. Após acessar o link do Gestor Web, é necessário informar as credenciais de acesso e clicar em Entrar para prosseguir.
2. Na página inicial e no menu lateral esquerdo da tela, clique em Cadastro Geral, Tributação e, após, Grupo de Tributação.
3. Na tela de Grupo de Tributação, selecione a loja que deseja realizar a consulta, os demais filtros são opcionais, clique em Pesquisar.
4. Será mostrado em tela as tributações já cadastradas para a(s) loja(s) especificada(s). Você poderá alterar o Status de Ativo para Inativo e poderá clicar no ícone de edição destacado como lápis, para visualizar ou editar o registro.
5. Aparecerão as informações e poderá editar clicando no ícone de edição ao lado do Tipo de Movimento desejado.
6. Todos os campos destacados em vermelho são campos editáveis, os demais não são possíveis de editar. Faça as alterações necessárias e clique em Salvar Movimento, destacado no canto inferior direito da tela.
Loja: Identificador da loja;
Descrição: Descrição do grupo de tributação;
Situação do Movimento: Status do tipo de movimento que será cadastrado;
Tipo de Movimento: Informar o movimento que será utilizado para emissão das vendas e notas fiscais. Ex: Venda, Bonificação.
Tipo de Pessoa: Informar o tipo de pessoa para qual você irá emitir suas vendas ou notas fiscais. Ex:. Todas, Física ou Jurídica.
Destino: Informar o destino para onde estará emitindo sua venda ou nota fiscal. Ex:. Todos, Estadual, Interestadual.
Operações de Movimento Vinculada: Informar uma operação de movimento. Ex:. Todas, NF-e Venda de Mercadoria – Estadual ou Interestadual.
CFOP: Informar o CFOP relacionado ao tipo de movimento e destino escolhido. Ex:. 5.102, 6.108.
ICMS
CST/CSOSN: Informar o CST/CSOSN de ICMS o qual está relacionado com o CFOP escolhido anteriormente. Ex:. 00, 102.
% Base ICMS: Informar o percentual de base de cálculo do ICMS, caso o movimento cadastrado possua o mesmo.
% ICMS NF: Informar o percentual de ICMS que será tributado em sua venda ou nota fiscal.
% ICMS Diferido: Informar o percentual de ICMS Diferido, caso o movimento cadastrado possua o mesmo.
% FCP: Informar o percentual de Fundo de Combate à Pobreza, caso o movimento cadastrado possua o mesmo.
% FCP Diferido: Informar o percentual de Fundo de Combate à Pobreza Diferido, caso o movimento cadastrado possua o mesmo.
Motivo de ICMS Desonerado: Informar o motivo do ICMS desonerado se estiver realizando movimentos para Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio.
Contribuinte ICMS: Informar se o tipo de pessoa para qual está realizando movimentos é contribuinte do ICMS ou não. Ex:. Todos, Sim ou Não;
Sem Beneficio: Informar sem benefício, caso esteja realizando um movimento com um CST que possua está obrigatoriedade, mas que o produto não possua um código de beneficio fiscal. Ex:. CST 20, 40, 41, 50, 51
Código Benifico Fiscal: Informar o código do beneficio fiscal, caso esteja realizando um movimento com um CST que possua está obrigatoriedade. Ex:. CST 20, 40, 41, 50, 51….
ECF
% ICMS Venda: Informar o percentual de ICMS que será tributado em sua venda.
Registrador Imp. Fiscal: Informar o número do equipamento registrador fiscal.
PIS/COFINS
CST PIS/COFINS: Informar o CST de PIS/COFINS o qual está relacionado com o CFOP escolhido anteriormente.
% PIS: Informar o percentual de PIS que será tributado em sua venda ou nota fiscal, conforme seu regime tributário.
% COFINS: Informar o percentual de COFINS que será tributado em sua venda ou nota fiscal, conforme seu regime tributário.
IPI
Comércio: Ao selecionar a opção comércio ao lado de IPI, não será necessário o preenchimento dos campos “CST IPI”, “%IPI” e “Código Enquadramento IPI” e não irá gerar a tag do IPI dentro do XML das notas fiscais e se a opção não for selecionada o mesmo permanecerá com a funcionalidade já existente;
CST IPI: Informar o CST de IPI o qual está relacionado com o CFOP escolhido anteriormente.
% IPI: Informar o percentual de IPI que será tributado em sua venda ou nota fiscal.
Código Enquadramento IPI: Informar o código de enquadramento de IPI o qual está relacionado com o CST IPI escolhido anteriormente.
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO
% Base II: Informar o percentual da base do imposto de importação.
% II: Informar o percentual do imposto de importação que irar tributar na nota fiscal.
% IOF: Informar o percentual do imposto sobre operações de câmbio.
7. Após Salvar Movimento, será redirecionado para a tela anterior, onde é necessário clicar em Salvar Grupo para concluir efetivamente as alterações realizadas.
Muito bem! Agora você já sabe como realizar a consulta e edição da situação tributária da loja no Gestor Web. Boas vendas!