Como cadastrar produto no Gerencial?

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Objetivo: Saiba como proceder para realizar o cadastro de um produto no sistema Cigam Gestor Lojas e Franquias.

1. No aplicativo Gerencial, clique em Cadastro Geral e, em seguida, Cadastro de Produto.

2. Clique na opção Adicionar Produto.

3. Na tela “Cadastro de Produto”, você encontra os campos que merecem destaque:

Referência – Referência gerada pelo sistema aoconcluir um cadastro de produto;
Modelo – Digite um modelo para o produto em questão;
Descrição – Descrição do produto;
Rede – Rede a qual pertence o produto;
Fornecedor – Defina um fornecedor que será vinculado ao cadastro do produto que está sendo realizado;
CNPJ Fornecedor – CNPJ do fornecedor selecionado anteriormente;
Referência Fornecedor – Referência do Fornecedor.

REFERÊNCIA – É possível parametrizar o sistema para que você possa digitar uma referência de sua escolha e não automaticamente pelo sistema.
Entre em contato com o suporte da Cigam Gestor para mais informações.

ATIVO – neste campo, você poderá marca a opção Sim para indicar que o produto está ativo, ou seja, o produto em questão poderá ser selecionado nas operações de frente de loja e retaguarda. Marcando a opção Não, você indica que o produto não é mais utilizado pela loja.
NENHUM PRODUTO APÓS O SEU CADASTRO PODERÁ SER EXCLUÍDO, APENAS ALTERADO/INATIVADO.
Essa medida é necessária para que informações como a movimentação do produto, metas, notas fiscais, etc, permaneçam no sistema, auxiliando assim o gerenciamento de todas as movimentações pelo lojista\gerente.

4. Logo abaixo, você encontra diversas abas, são elas:
Atributos;
Lojas;
Estoque;
Preço;
Ficha Técnica;
Dica;
Fornecedor;
Custo;
Vínculo de Venda
;
Peso/Dimensões;
Ciclo de Vida.

5. Na aba “Atributos”, você poderá marcas as opções referentes aos atributos/características do produto.
Coleção – Coleção a qual pertence o produto;
Linha – Linha a qual pertence o produto;
Artigo – Artigo a qual pertence o produto;
Cor do produto – Cor do produto;
Gênero – Gênero do produto;
Marca/Grife – Marca do produto (ligado ao fornecedor);
Subcoleção – Subcoleção (divisão da coleção);
Grade – Grade do produto;
Complemento do Artigo – Complemento do Artigo;
Unidade – Unidade do produto;
Faixa Etária – Faixa Etária do Produto;
Nesta mesma, tela o usuário poderá definir alguns campos, que são:
Código NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul;
Regime Monofásico – Marque a opção caso os tributos referentes ao PIS/COFINS sejam arcados pelo fornecedor ou fábrica;
Marketing/Brindes – Marque a opção caso o produto seja direcionado ao marketing (brindes) da loja;
Qtd. por Compra – Digite a quantidade máxima do produto em questão que poderá ser adquirido em novas compras;
Origem da Mercadoria – o campo permite a identificação da origem do produto, evitando conflito de informações já existentes, no momento de cadastrar notas fiscais.
Valor de Venda – Valor de venda do produto;
Custo Inicial – Custo inicial do produto (fabricação);
Desc Prom – Porcentagem de desconto sugerido para o produto;
Max Desc – Máximo de desconto permitido para o produto.

Exemplo de Coleção Alto Inverno/Baixo Inverno;
Exemplo de Linha – Acessórios/Marketing/Vestuário;
Exemplo de Artigo – Blusa/Camisa/Regata;
Exemplo Cor do Produto – Azul/Vermelho/Verde;
Exemplo Gênero – Unissex/Teen/Masculino/Feminino;
Exemplo Marca/Grife – Azzero/Dakota;
Exemplo de Sub Coleção – Lançamento Inverno/Baixo Giro/Alto Giro;
Exemplo de Grade – P/M/G/37/38/39;
Complemento do artigo – Blusa Malha/Camisa Couro/;
Exemplo de Unidade – UN/KG/Peça;
Exemplo de Faixa Etária – Juvenil/Adulto/Recem Nascido;
Exemplo Tipo de Material – Couro/Malha/Vinil.

NCM (OBRIGATÓRIO) – Nomenclatura Comum do Mercosul – trata-se de um código de oito dígitos estabelecido pelo Governo Brasileiro para identificar a natureza das mercadorias e promover o desenvolvimento do comércio internacional, além de facilitar a coleta e análise das estatísticas do comércio exterior. O códígo deve vir especificado na nota, caso contrário o fornecedor deve ser contatado.
REGIME MONOFÁSICO – Regime Monofásico ou também chamada de alíquota concentrada, a tributação monofásica consiste no pagamento dos tributos concentrado no produtor e/ou no importador. O comprador que participa da sequência dessa cadeia passa a tributar com a alíquota zero. A Fábrica ou Fornecedor informará se o produto será monofásico ou não.

6. Há também os campos “Referência Auxiliar”, para a inclusão dos códigos de barras dos produtos (caso ao adquirir o produto da fábrica, o mesmo já venha com um código de barras), e “Referência Fornecedor”, que é a refêrencia do produto vinda do fornecedor.

Para inserir um código de barras auxiliar, clique no ícone de edição do tamanho (boneco) e bipe/digite o código de barras presente no produto, clicando em OK após a operação.

7. Vamos acessar agora a aba “Lojas”.

8. Marque a caixa de seleção da loja a que se destina o produto.
Feito isso, clique na aba “Estoque”.

Você poderá clicar no botão Marcar Todos para selecionar todas as lojas.

9. Na aba “Estoque”, você visualiza a quantidade do produto no estoque da loja.
Como estamos efetuando um novo cadastro, as informações aparecem zeradas.
Clique na aba “Preço”.

10. Na aba “Preço”, você visualizar todos os valores definidos para o produto. Marque alguma das opções abaixo, para visualizar os valores desejados:
• Preço;
• Campanha;
• Desconto;
• Desconto Máximo.

Clique na aba “Ficha Técnica”.

11. Na aba “Ficha Técnica”, você poderá definir uma descrição para um atributo cadastrado.
Clique na aba “Dicas”.

12. Na aba “Fornecedor”, você tem dois botões, que são:
Dados Fornecedor – você pode visualizar informações gerais do fornecedor selecionado anteriormente na tela inicial do módulo.
Vinculos Fornecedor – você poderá realizar o vÍnculo de um mesmo produto, porém para diferentes fornecedores.

13. Clique na aba “Custo”.
Você poderá visualizar valor referente ao custo do produto.
Você encontra as opções:
Royalties;
Custo Tabela.
Clique em Confirma a Inclusão.

Você poderá editar os valores clicando 2x sobre o campo desejado.

14. Ao abrir a janela “Gerencial Gestor” afirmando que “Registro foi incluindo com sucesso!”, informe se deseja adicionar outra cor deste produto clicando em Sim, ou, se deseja finalizar o processo clicando em Não.

Muito bem! Agora você já sabe como cadastrar um produto no Gerencial. Boas vendas!

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