Como cadastrar produto de terceiros?

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Objetivo: Saiba como proceder para realizar o cadastro de produtos. Em redes de franquias, geralmente, o processo de cadastramento é realizado pela franqueadora. Porém, dependendo do modelo de negócio o lojista poderá registrar as mercadorias oriundas de outros fornecedores.

1. Na Retaguarda clique em Cadastro Geral e, em seguida, Cadastro Produto.

2. Na tela “Pesquisa de Produtos“, clique em Adicionar Produto.

3. Na tela “Cadastro de Produto”, você encontra 4 campos que merecem destaque:
Rede – você poderá selecionar a rede a qual se destina o produto cadastrado;
Fornecedor – Selecione o fornecedor cadastrado para a rede. Os fornecedores estão vinculados a Rede escolhida no campo anterior;
CNPJ Fornecedor – Número do CNPJ do fornecedor confirmando o fornecedor da mercadoria (campo preencido automaticamente ao selecionar um fornecedor);
Referência Fornecedor – Referência presente na mercadoria do fornecedor.

ATIVO – neste campo, você poderá marcar a opção para indicar que o produto está ativo, ou seja, o produto em questão poderá ser selecionado nas operações de frente de loja e retaguarda. Marcando a opção Não, você indica que o produto não é mais utilizado pela loja. NENHUM PRODUTO APÓS O SEU CADASTRO PODERÁ SER EXCLUÍDO, APENAS ALTERADO/INATIVADO. Essa medida é necessária para que informações como a movimentação do produto, metas, notas fiscais, etc, permaneçam no sistema, auxiliando, assim, o gerenciamento de todas as movimentações pelo lojista/gerente.

5. Nesta tela, algumas informações são cadastradas pela franqueadora ou adicionadas por você, de acordo com o seu modelo de negócio. Nesta tela, apenas selecione as informações desejadas:

  • Coleção;
  • Sub coleção;
  • Linha;
  • Grade;
  • Artigo
  • Complemento do artigo;
  • Cor do produto;
  • Unidade;
  • Grupo preço;
  • Gênero;
  • Faixa etária;
  • Marca/Grife;
  • Tipo de material.
As opções relacionadas aos atributos de produtos, são cadastradas no aplicativo Gerencial, por meio da opção Cadastro Geral e, em seguida, Atributos de Produtos.

6. Ao selecionar a “grade de tamanhos”, será possível adicionar a referência auxiliar para cada tamanho da mercadoria que está sendo cadastrada.

Referência auxiliar corresponde ao número de código de barras que o fornecedor nomeou o produto.
Você pode adicionar mais de uma referência auxiliar para cada tamanho da mercadoria. Para isso, clique em Adicionar outras referências auxiliares. Em casos de dúvidas, acesse o seguinte material: “Como cadastrar referências auxiliares no cadastro do produto?”.

7. Nesta mesma tela, o usuário poderá definir alguns campos, que são:

• Código NCM;
• Origem da mercadoria;
• Qtd. por compra;
• Tipo de Venda.

NCM (OBRIGATÓRIO) – Nomenclatura Comum do Mercosul – trata-se de um código de oito dígitos estabelecido pelo Governo Brasileiro para identificar a natureza das mercadorias e promover o desenvolvimento do comércio internacional, além de facilitar a coleta e análise das estatísticas do comércio exterior. O códígo deve vir especificado na nota, caso contrário, o fornecedor deve ser contatado.

Origem da mercadoria – você deverá informar a origem da mercadoria, conforme especificação da nota fiscal e fornecedor.

Tipo de venda – defina se a venda será por unidade, metro ou quilograma. Selecionando as opções metros ou quilograma, você poderá realizar a venda fracionada desse produto.

8. Na parte inferior, defina as seguintes informações:

• Produto sob regime monofásico;
• Produto marketing;
• Produto de consumo;
• Valor de venda;
• Custo inicial;
• Mark up;
• Desc prom;
• Max desc%.

Para calcular o “Markup”, você precisa inserir o custo inicial do seu produto e o sistema múltiplicará pelo valor do seu markup. Assim, mostrará o valor de venda do seu produto.

REGIME MONOFÁSICO – Regime Monofásico ou também chamada de alíquota concentrada, a tributação monofásica consiste no pagamento dos tributos concentrado no produtor e/ou no importador. O comprador que participa da sequência dessa cadeia passa a tributar com a alíquota zero.
A Fábrica ou Fornecedor informará se o produto será monofásico ou não.

Produto Marketing – marque essa opção se a mercadoria não for destinada para venda, mas sim para marketing.

Produto de consumo – marque essa opção se a mercadoria for destinada para demanda interna (utilizada pelo estabelecimento).

Valor Venda – defina o valor e venda do produto.
Custo inicial – custo da mercadoria quando foi adquirida do fornecedor.
Desc prom – desconto que é apresentando na tela de vendas, como forma de sugestão.
Max desc. % – desconto máximo permitido para o produto, que não interfere no desconto.

9. Feito isso, clique em Confirma a inclusão.

Muito bem! Agora você sabe como cadastrar produtos de terceiros. Boas vendas!

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