Como cadastrar produto de terceiros?
Objetivo: Saiba como proceder para realizar o cadastro de produtos. Em redes de franquias, geralmente, o processo de cadastramento é realizado pela franqueadora. Porém, dependendo do modelo de negócio o lojista poderá registrar as mercadorias oriundas de outros fornecedores.
1. Na Retaguarda clique em Cadastro Geral e, em seguida, Cadastro Produto.
![](https://i0.wp.com/ajuda.cigamgestor.com.br/wp-content/uploads/2024/03/image-26.png?resize=800%2C551&ssl=1)
2. Na tela “Pesquisa de Produtos“, clique em Adicionar Produto.
![](https://i0.wp.com/ajuda.cigamgestor.com.br/wp-content/uploads/2024/03/image-27.png?resize=800%2C553&ssl=1)
3. Na tela “Cadastro de Produto”, você encontra 4 campos que merecem destaque:
• Rede – você poderá selecionar a rede a qual se destina o produto cadastrado;
• Fornecedor – Selecione o fornecedor cadastrado para a rede. Os fornecedores estão vinculados a Rede escolhida no campo anterior;
• CNPJ Fornecedor – Número do CNPJ do fornecedor confirmando o fornecedor da mercadoria (campo preencido automaticamente ao selecionar um fornecedor);
• Referência Fornecedor – Referência presente na mercadoria do fornecedor.
![](https://i0.wp.com/ajuda.cigamgestor.com.br/wp-content/uploads/2024/03/image-28.png?resize=800%2C452&ssl=1)
ATIVO – neste campo, você poderá marcar a opção para indicar que o produto está ativo, ou seja, o produto em questão poderá ser selecionado nas operações de frente de loja e retaguarda. Marcando a opção Não, você indica que o produto não é mais utilizado pela loja. NENHUM PRODUTO APÓS O SEU CADASTRO PODERÁ SER EXCLUÍDO, APENAS ALTERADO/INATIVADO. Essa medida é necessária para que informações como a movimentação do produto, metas, notas fiscais, etc, permaneçam no sistema, auxiliando, assim, o gerenciamento de todas as movimentações pelo lojista/gerente.
5. Nesta tela, algumas informações são cadastradas pela franqueadora ou adicionadas por você, de acordo com o seu modelo de negócio. Nesta tela, apenas selecione as informações desejadas:
- Coleção;
- Sub coleção;
- Linha;
- Grade;
- Artigo
- Complemento do artigo;
- Cor do produto;
- Unidade;
- Grupo preço;
- Gênero;
- Faixa etária;
- Marca/Grife;
- Tipo de material.
![](https://i0.wp.com/ajuda.cigamgestor.com.br/wp-content/uploads/2024/03/image-29.png?resize=800%2C450&ssl=1)
![](https://i0.wp.com/ajuda.cigamgestor.com.br/wp-content/uploads/2024/03/image-30.png?resize=800%2C141&ssl=1)
6. Ao selecionar a “grade de tamanhos”, será possível adicionar a referência auxiliar para cada tamanho da mercadoria que está sendo cadastrada.
![](https://i0.wp.com/ajuda.cigamgestor.com.br/wp-content/uploads/2024/03/image-31.png?resize=800%2C563&ssl=1)
7. Nesta mesma tela, o usuário poderá definir alguns campos, que são:
• Código NCM;
• Origem da mercadoria;
• Qtd. por compra;
• Tipo de Venda.
NCM (OBRIGATÓRIO) – Nomenclatura Comum do Mercosul – trata-se de um código de oito dígitos estabelecido pelo Governo Brasileiro para identificar a natureza das mercadorias e promover o desenvolvimento do comércio internacional, além de facilitar a coleta e análise das estatísticas do comércio exterior. O códígo deve vir especificado na nota, caso contrário, o fornecedor deve ser contatado.
Origem da mercadoria – você deverá informar a origem da mercadoria, conforme especificação da nota fiscal e fornecedor.
Tipo de venda – defina se a venda será por unidade, metro ou quilograma. Selecionando as opções metros ou quilograma, você poderá realizar a venda fracionada desse produto.
![](https://i0.wp.com/ajuda.cigamgestor.com.br/wp-content/uploads/2024/03/image-32.png?resize=800%2C562&ssl=1)
8. Na parte inferior, defina as seguintes informações:
• Produto sob regime monofásico;
• Produto marketing;
• Produto de consumo;
• Valor de venda;
• Custo inicial;
• Mark up;
• Desc prom;
• Max desc%.
![](https://i0.wp.com/ajuda.cigamgestor.com.br/wp-content/uploads/2024/03/image-33.png?resize=800%2C542&ssl=1)
9. Feito isso, clique em Confirma a inclusão.
![](https://i0.wp.com/ajuda.cigamgestor.com.br/wp-content/uploads/2024/03/image-34.png?resize=800%2C558&ssl=1)
Muito bem! Agora você sabe como cadastrar produtos de terceiros. Boas vendas!