Como cadastrar produto de terceiros?
Objetivo: Saiba como proceder para realizar o cadastro de produtos. Em redes de franquias, geralmente, o processo de cadastramento é realizado pela franqueadora. Porém, dependendo do modelo de negócio o lojista poderá registrar as mercadorias oriundas de outros fornecedores.
1. Na Retaguarda clique em Cadastro Geral e, em seguida, Cadastro Produto.
2. Na tela “Pesquisa de Produtos“, clique em Adicionar Produto.
3. Na tela “Cadastro de Produto”, você encontra 4 campos que merecem destaque:
• Rede – você poderá selecionar a rede a qual se destina o produto cadastrado;
• Fornecedor – Selecione o fornecedor cadastrado para a rede. Os fornecedores estão vinculados a Rede escolhida no campo anterior;
• CNPJ Fornecedor – Número do CNPJ do fornecedor confirmando o fornecedor da mercadoria (campo preencido automaticamente ao selecionar um fornecedor);
• Referência Fornecedor – Referência presente na mercadoria do fornecedor.
ATIVO – neste campo, você poderá marcar a opção para indicar que o produto está ativo, ou seja, o produto em questão poderá ser selecionado nas operações de frente de loja e retaguarda. Marcando a opção Não, você indica que o produto não é mais utilizado pela loja. NENHUM PRODUTO APÓS O SEU CADASTRO PODERÁ SER EXCLUÍDO, APENAS ALTERADO/INATIVADO. Essa medida é necessária para que informações como a movimentação do produto, metas, notas fiscais, etc, permaneçam no sistema, auxiliando, assim, o gerenciamento de todas as movimentações pelo lojista/gerente.
5. Nesta tela, algumas informações são cadastradas pela franqueadora ou adicionadas por você, de acordo com o seu modelo de negócio. Nesta tela, apenas selecione as informações desejadas:
- Coleção;
- Sub coleção;
- Linha;
- Grade;
- Artigo
- Complemento do artigo;
- Cor do produto;
- Unidade;
- Grupo preço;
- Gênero;
- Faixa etária;
- Marca/Grife;
- Tipo de material.
6. Ao selecionar a “grade de tamanhos”, será possível adicionar a referência auxiliar para cada tamanho da mercadoria que está sendo cadastrada.
7. Nesta mesma tela, o usuário poderá definir alguns campos, que são:
• Código NCM;
• Origem da mercadoria;
• Qtd. por compra;
• Tipo de Venda.
NCM (OBRIGATÓRIO) – Nomenclatura Comum do Mercosul – trata-se de um código de oito dígitos estabelecido pelo Governo Brasileiro para identificar a natureza das mercadorias e promover o desenvolvimento do comércio internacional, além de facilitar a coleta e análise das estatísticas do comércio exterior. O códígo deve vir especificado na nota, caso contrário, o fornecedor deve ser contatado.
Origem da mercadoria – você deverá informar a origem da mercadoria, conforme especificação da nota fiscal e fornecedor.
Tipo de venda – defina se a venda será por unidade, metro ou quilograma. Selecionando as opções metros ou quilograma, você poderá realizar a venda fracionada desse produto.
8. Na parte inferior, defina as seguintes informações:
• Produto sob regime monofásico;
• Produto marketing;
• Produto de consumo;
• Valor de venda;
• Custo inicial;
• Mark up;
• Desc prom;
• Max desc%.
9. Feito isso, clique em Confirma a inclusão.
Muito bem! Agora você sabe como cadastrar produtos de terceiros. Boas vendas!