Saiba como proceder para adicionar/remover produtos consignados.

Você está aqui:

1. No aplicativo PDV, clique em Movimentação de Estoque e, em seguida, Consignação de Produtos. Logo, clique em Adicionar Consignados.

2. Na tela de “Cadastro de Consignados” preencha o “Cliente”, a “Data Prevista” para entrega e os “Códigos de Barras“ dos produtos que estão sendo consignados. Logo após, confirme clicando no botão “Emitir Consignado”.

3. Em seguida, será gerado um documento de controle de consignados, com os dados do cliente e os produtos que estão sendo retirados da loja.

Logo após o “Cadastro do Consignado”, é necessário que seja emitida a “Nota Fiscal Eletrônica” de saída da mercadoria.

4. Para emitir a “Nota Fiscal Eletrônica”, no aplicativo PDV, clique em Movimentação de Estoque e, em seguida, Notas Fiscais. Logo, clique em Inserir Nota Fiscal.

5. Para emissão da NFe, iremos utilizar o CFOP 5917 (NFE – Remessa para Consignação – EST).
Certifique-se que ao selecionar a operação, o campo “Mov. Estoque” esteja como SIM. Em seguida, clique em Procurar.

6. Selecionada a operação, precisamos selecionar o “Nome/Razão” que será nosso cliente e, após, inserir os itens clicando em “Bipar Produtos”.

É imprescindível que quando o cliente retornar com o produto, mesmo que seja efetivada a venda, seja realizado primeiramente a emissão da NFE de retorno da mercadoria, para que não ocorra divergências no estoque.

7. Para emissão da nota de devolução será utilizada o CFOP 1918 (NFE – Retorno de Consignação – EST). Certifique-se que ao selecionar a operação, o campo “Mov. Estoque” esteja como SIM.

8. Selecionada a operação, precisamos selecionar o “Nome/Razão” que será nosso cliente e, após, inserir os itens clicando em “Importar Itens”.
Após a confirmação da NFe de retorno, pode ser realizada a venda do produto ou a baixa do consignado.

Serão apresentados alguns filtros, recomendamos que seja utilizado o nome do cliente juntamente com a operação ou pelo número da nota de remessa para consignação.

Por que utilizar o botão “Importar Itens” ao invés do botão “Bipar Produtos” como na NFE de Remessa? Utilizando o botão “Importar Itens, a NFE de Retorno será um espelho da NFE de Remessa, puxando todas as informações tributárias da nota de saída. Além, disso o documento de saída é referenciado automaticamente, otimizando assim, o processo para o operador.

9. Para realizar a baixa no consignado é necessário acessar o “módulo de Consignados” em Movimentação de Estoque, Consignação de Produtos. O cadastro pode ser filtrado pelo “N consignado”, “Cliente”, “Vendedor”, “Status”, ou ainda, pela “Data de Retirada”, “Data de Previsão” ou “Data de Devolução”.
Em seguida clique em Procurar para pesquisar o consignado.

10. Acessando o registro, é necessário selecionar os produtos que estão sendo devolvidos e, logo após, clicar em Devolver Consignado.

Muito bem! Agora você já sabe como proceder para movimentar consignado no sistema CIGAM. Boas vendas!

Isso foi útil?
SimNão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *