Como gerar o relatório de sobras na contagem do inventário?

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Objetivo: Saiba como proceder para gerar o relatório de sobras. Este relatório serve para auxiliar o processo de contagem de inventário, pois ele realiza uma comparação com a última contagem, trazendo assim, as possíveis divergências de sobras de produtos do seu estoque

1. Em loja, clique em Cadastro Geral e, em seguida, Cadastro Inventário.

2. Na tela de “Pesquisa de Inventário”, clique no ícone de edição para selecionar a contagem desejada.

3. Clique em Consulta Inventário.

Caso a contagem selecionada esteja em andamento, clique no botão Conferir Inventário.

4. Você então será direcionado para a tela de “Consulta Inventário”, a partir dessa tela você poderá gerar os relatórios de sobras de produtos.
Para isso, clique no botão Relatório de Sobras.

5. Ao clicar no botão “Relatório de Sobras“, será gerado um relatório similar ao ilustrado. Neste você poderá visualizar informações do produto, bem como referência, modelo, cor, marca, coleção, código de barras do produto, númeração, setores em que o produto foi contado e foto (caso houver).
Na parte inferior dos espaços destinados a cada item, você poderá visualizar informações da contagem anterior e da contagem em questão. Entenda melhor o significado de cada sigla e da função deste relatório de sobras logo abaixo.
Estoque Anterior: se refere aos itens do estoque anterior.
Estoque Inv Atual: se refere a atual situação do produto no estoque.
Diverg: se refere aos itens que não se encontram na comparação do estoque anterior e atual.
Ant: contagem Anterior.
Ent: indica toda a movimentação de entrada do produto.
Sai: indica toda a movimentação de saída do produto até o momento.
Cont: se refere a quantidade de produtos contados na contagem em questão.
Cnsig: produto que está consignado para um cliente (não precisa ser bipado na contagem).
Cser: produto que foi enviado para o conserto (não precisa ser bipado na contagem).

5.1 Exemplo:
Vamos analisar os números e siglas apresentados na ilustração em destaque acima:
Ant. 1 : indica que o produto foi bipado 1 vez na contagem anterior.
Ent. 0: indica que não houve entrada deste produto.
Sai. 1: indica que o produto teve 1 saída.
Cont. 1: indica que o produto foi bipado 1 vez na contagem atual.
Csig. 0: significa que o produto não está consignado.
Cser. 0: significa que o produto não está em conserto.
Diverge. 1: podemos notar que o produto em questão se encontra com sobra, isso porque o produto até o momento da contagem estava zerado no estoque, portanto quando o mesmo foi contado no inventário atual, ficou sinalizado como sobra, pois não havia sinal de entrada do mesmo.

Possíveis causas para sobras de produtos

Devolução de consignado não registrado no sistema: se um cliente devolveu um produto que estava consignado para ela e, por algum motivo, a consultora/gerente não registrou esta devolução de consignado no sistema, isto ocasionará uma sobra de produto. Para resolver esta situação você deverá registrar a devolução do produto consignado.
Produto cadastrado com tamanho errado: pode acontecer de você ter bipado/digitado um produto, mas com outra numeração. Portanto, é importante fazer uma verificação, pois provavelmente isso ocasionará uma sobra em uma outra numeração.
Entrada de produto não registrado no sistema: se este produto chegou da fábrica e não foi realizada a entrada do mesmo no sistema, ocorrerá uma sobra. Portanto, para você resolver esta situação, realize a entrada do produto no sistema.
Devolução de produto não registrada: se um cliente realizar a devolução de um produto e a consultora/gerente esquecer de registrar esta devolução, isso ocasionará uma sobra, portanto você deverá registra a devolução do produto para a loja.
Registrar venda duas vezes: se uma venda for registrada duas vezes no sistema ocasionará uma sobra de produto, já que na realidade foi vendido somente um produto desta referência.
Troca de produto registrado com número trocado: pode acontecer da cliente trocar um 36 por um 37 e por algum motivo a consultora/gerente inverter os registros no lançamento da troca, ou seja, em vez dar saída no 37 e entrada no 36, registrou-se uma saída de um 36 e uma entrada de um 37.

Muito bem! Agora você sabe como gerar o relatório de sobras de produtos. Boas vendas!

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