Como gerar o relatório de sobras e faltas na contagem do inventário?

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Objetivo: Saiba como proceder para gerar o relatório de sobras e faltas. Este relatório serve para auxiliar o processo de contagem de inventário, pois ele realiza uma comparação com a última contagem, trazendo assim, as possíveis divergências de sobra e falta de produtos do seu estoque.

1. Em Loja, clique em Cadastro Geral, logo após. Cadastro Inventário.

2. Na tela de “Pesquisa de Inventário”, clique no ícone de edição para selecionar a contagem desejada.

3. Clique em Consultar Inventário.

Caso a contagem selecionada esteja em andamento, clique no botão Conferir Inventário.

4. Você então será direcionado para a tela de “Consulta Inventário”, a partir dessa tela você poderá gerar os relatórios de sobras e faltas de produtos.
Para acessar o relatório de faltas de produto, clique em Relatório de faltas.
Para acessar o relatório de sobras de produto, clique em Relatório de Sobras.

Relatório de faltas

1. Ao clicar no botão “Relatório de Faltas“, será gerado um relatório similar ao ilustrado. Neste você poderá visualizar informações do produto, bem como referência, modelo, cor, marca, coleção, código de barras do produto, numeração e foto (caso houver).
Na parte inferior dos espaços destinados a cada item, você poderá visualizar informações da contagem anterior e da contagem em questão. Entenda melhor o significado de cada sigla e qual sua função logo abaixo.
Estoque Anterior: se refere aos itens do estoque anterior.
Estoque Inv Atual: se refere a atual situação do produto no estoque.
Diverg: se refere aos itens que não se encontram na comparação do estoque anterior e atual;
Ant: contagem Anterior;
Ent: indica toda a movimentação de entrada do produto até o momento;
Sai: indica toda a movimentação de saída do produto até o momento;
Cont: se refere a quantidade de produtos contados na contagem em questão.
Cnsig: produto que está consignado para um cliente (não precisa ser bipado na contagem);
Cser: produto que foi enviado para o conserto (não precisa ser bipado na contagem).

2. Exemplo:
Vamos analisar os números e siglas apresentados na ilustração em destaque acima:
Ant. 0: indica que não foi bipada uma peça na contagem anterior.
Ent. 2: indica que o produto teve duas entradas.
Sai. 1: indica que o produto teve 1 saída.
Cont. 0: indica que produto não foi bipado na contagem atual.
Csig. 0: significa que o produto não está consignado.
Cser. 0: significa que o produto não está em conserto.
Diverge. 1: podemos notar que o produto em questão se encontra em falta, isso porque foram realizadas 2 entradas e 1 saída do produto no sistema, portanto ele deveria possuir 1 de estoque, porém no estoque atual a referência se encontra zerada, resultando em uma divergencia de 1.

Relatório de Sobras

1. Ao clicar no botão “Relatório de Sobras“, será gerado um relatório similar ao ilustrado. Neste você poderá visualizar informações do produto, bem como referência, modelo, cor, marca, coleção, código de barras do produto, númeração e foto (caso houver).
Na parte inferior dos espaços destinados a cada item, você poderá visualizar informações da contagem anterior e da contagem em questão. Entenda melhor o significado de cada sigla e da função deste relatório de sobras logo abaixo.
Estoque Anterior: se refere aos itens do estoque anterior.
Estoque Inv Atual: se refere a atual situação do produto no estoque.
Diverg: se refere aos itens que não se encontram na comparação do estoque anterior e atual.
Ant: contagem anterior.
Ent: indica toda a movimentação de entrada do produto.
Sai: indica toda a movimentação de saída do produto até o momento.
Cont: se refere a quantidade de produtos contados na contagem em questão.
Cnsig: produto que está consignado para um cliente (não precisa ser bipado na contagem).
Cser: produto que foi enviado para o conserto (não precisa ser bipado na contagem).

2. Exemplo:
Vamos analisar os números e siglas apresentados na ilustração em destaque acima:
Ant. 1: indica que o produto foi bipado 1 vez na contagem anterior.
Ent. 0: indica que não houve entrada deste produto.
Sai. 1: indica que o produto teve 1 saída.
Cont. 1: indica que o produto foi bipado 1 vez na contagem atual.
Csig. 0: significa que o produto não está consignado.
Cser. 0: significa que o produto não está em conserto.
Diverge. 1: podemos notar que o produto em questão se encontra com sobra, isso porque o produto até o momento da contagem estava zerado no estoque, portanto quando o mesmo foi contado no inventário atual, ficou sinalizado como sobra, pois não havia sinal de entrada do mesmo.

Possíveis causas para falta de produtos

Venda não Cadastrada no Sistema: caso esse produto tenha sido vendido no dia de hoje, para solucionar esta falta, você somente precisa registrar a venda. Clique em “Voltar” e vá até a opção de Venda para registrá-la. Você não perderá a sua contagem de inventário por fazer alguma operação, você somente não pode fechar o caixa do dia anterior ao de terminar a contagem de inventário. No entanto, se a venda foi efetuada em algum dia anterior, você até pode registrar esta venda, mas no fechamento de caixa vai aparecer uma falta de caixa (dinheiro), já que este valor foi recebido antes.

Consignado não cadastrado no sistema: se o produto foi consignado para algum cliente e não foi registrado no sistema. Para solucionar o problema você deverá realizar a consignação do produto para o cliente ou vendedor externo que recebeu o consignado.

Contar a menos o produto na contagem do sistema: se por algum motivo o produto não foi contado nesse inventário, você somente precisa retornar à tela de cadastro de inventário e inserir a referência.

Produto cadastrado com tamanho errado: pode acontecer de você ter bipado/digitado o produto, mas com outra numeração, é bom verificar, pois provavelmente ocasionará uma sobra também em outra numeração. Pode acontecer de você bipar uma caixa, mas que na realidade o produto não se encontre mais na loja, isso ocasionrá uma sobra e uma falta. Neste caso, para solucionar, você deve excluir o número errado que registrou e registrar o produto com a numeração correta no inventário.

Troca de produto registrado com tamanho errado: pode acontecer da cliente trocar um M por um G e por algum acaso a consultora/gerente registrar que foi trocado um G por um M. Este fato ocasionará uma falta do G, que foi o produto que a cliente levou na troca, e uma sobra do M, que foi o produto que a cliente trouxe para a troca.

Possíveis causas para sobra de produtos

Devolução de consignado não registrado no sistema: se um cliente devolveu um produto que estava consignado para ela e, por algum motivo, a consultora/gerente não registrou esta devolução de consignado no sistema, isto ocasionará uma sobra de produto. Para resolver esta situação você deverá registrar a devolução do produto consignado.

Produto cadastrado com tamanho errado: pode acontecer de você ter bipado/digitado um produto, mas com outra numeração. Portanto, é importante fazer uma verificação, pois provavelmente isso ocasionará uma sobra em uma outra numeração.

Entrada de produto não registrado no sistema: se este produto chegou da fábrica e não foi realizada a entrada do mesmo no sistema, ocorrerá uma sobra. Portanto, para você resolver esta situação, realize a entrada do produto no sistema.

Devolução de produto não registrada: se um cliente realizar a devolução de um produto e a consultora/gerente esquecer de registrar esta devolução, isso ocasionará uma sobra, portanto você deverá registra a devolução do produto para a loja.

Registrar venda duas vezes: se uma venda for registrada duas vezes no sistema ocasionará uma sobra de produto, já que na realidade foi vendido somente um produto desta referência.

Troca de produto registrado com número trocado: pode acontecer da cliente trocar um 36 por um 37 e por algum motivo a consultora/gerente inverter os registros no lançamento da troca, ou seja, em vez dar saída no 37 e entrada no 36, registrou-se uma saída de um 36 e uma entrada de um 37.

Muito bem! Agora você sabe como gerar o relatório de faltas e sobras. Boas vendas!

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