Como cadastrar cliente no CIGAM PDV?

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Objetivo: Saiba como proceder para cadastrar clientes no CIGAM Lojas e Franquias. Através do cadastro você terá acesso às preferências e informações dos clientes da sua loja. Poderá, também, consignar produtos ao cliente, cadastrar consertos, pagamentos, ligações, limites de crédito, etc.

1. Em loja, clique em Cadastro Geral e, em seguida, Cadastro de Clientes.

2. Na tela “Cadastro de Clientes“, clique em Adicionar Cliente.

3. Digite o CPF/CNPJ do cliente e, em seguida, clique em Procurar.

– É possível cadastrar clientes estrangeiros, para isso selecione a opção “Estrangeiro“, e digite o número do passaporte ou um outro documento de identificação do cliente.
-Também é possível cadastrar um funcionário como cliente, ao fazer a busca sinalizando “Sim” para funcionário, os campos serão preenchidos automaticamente.

4. Após validar o documento do cliente, os demais campos da tela estarão disponíveis para edição, preencha o nome do cliente e logo abaixo, na aba “Dados“, preencha os demais campos.

É importante salientar que os campos com “* ao lado” são obrigatórios para a realização do cadastro, ou seja, sem estes você não conseguirá incluir o cliente no sistema.
O campo de seleção “Aut.“ é utilizado para sinalizar se o cliente autoriza ou não ligações para o número cadastrado.

5. Na aba “Dados Adicionais“, você poderá definir informações mais detalhadas do cliente.
Como o RG, estado civil, profissão, inscrição estadual e enquadramento tributário. Estas últimas, “Inscrição Estadual” e “Enquadramento Tributário” deverão ser preenchidas somente se o cliente for contribuinte de ICMS.

Contribuinte de ICMS é qualquer pessoa, física ou jurídica, que realiza com frequência ou em quantidade que caracterize atividade comercial, operação venda, transporte, transferência, etc
Fonte: http://portal.sefaz.ma.gov.br/portalsefaz/ pdf?codigo=1968

6. Ainda na aba “Dados Adicionais“, o sistema permite a inserção de informação do cônjugue, como: nome, telefone, nascimento, CPF e RG.
É possível registrar o nome do Pai e Mãe do cliente.

7. Na parte inferior da Aba ”Dados do Cliente”, defina as informações.
VIP: significa que este cliente é especial para loja. O critério para a classificação dos clientes VIP é da própria loja.
Apresentar Relatório: possibilita inclusão ou exclusão do cliente nos relatórios de cliente.
Limite Crédito: o limite de crédito servirá para delimitar o valor de compra do cliente e poderá ser alterado a qualquer momento. Se este campo não estiver preenchido, o cliente não terá limite de crédito para suas compras a carnê.
Inativo: se sinalizado como “sim” o cliente não aparecerá na listagem de clientes.
Matrícula: o número de matrícula pode ser utilizado para identificação de usuários que também são clientes da loja. O preenchimento deste campo fica a critério da loja, podendo realizar a identificação de seus clientes/usuários pelo número de crachá, ou como desejar.

Caso o parâmetro de integração com o ERP da loja estiver habilitado o campo “Matrícula” se encontrará desabilitado, pois este será preenchido automaticamente pelo webservice do ERP. Possibilitando que os clientes utilizem seus limites/bônus para compras na loja.

8. Na aba “Dependentes“, você poderá adicionar dependentes ao cadastro em questão. Para isso, preencha os dados do dependente, após preencher, clique em Salvar.

Após adicionar um ou mais dependentes, estes passarão para parte inferior da tela. Você poderá realizar alteração em um dos campos previamente preenchidos, clicando no ícone de edição. Poderá também, excluir um dependente, clicando no ícone de lixeira.

9. Na aba “Melhor Contato”, você poderá definir a forma na qual o cliente prefere ser contatado, se é por telefone, e-mail e quais dias e horários ele prefere ser contatado. Este recurso auxilia nas ações de marketing ou para contatos específicos. Para isso, marque a caixa de seleção dos horários e preferências do cliente.

10. Na aba “Observações“, você poderá adicionar informações extras ao cadastro, tais como: características do estilo do cliente, perfil de atendimento, preferências e qualquer outra informação que contribua para a venda e atendimento ao cliente.

11. Na aba “Perfil“, você poderá informar o perfil de compra do cliente se é Feminino, Masculino ou Unisex.
Informar o manequim do cliente, para as linhas de produtos cadastradas no sistema.

12. Na aba “Categoria“, você poderá adicionar o cliente à categorias existentes. Neste caso, não há categoria de cliente cadastrada no sistema. O cadastro de categoria é realizado em retaguarda.

Para mais informações sobre o cadastro de categoria, acesse o guia: “Como cadastrar uma categoria de cliente?”.

13. Este procedimento pode ser feito de duas maneiras, através do botão Localizar imagem ou Capturar.
O botão Localizar imagem, abre uma janela para que seja localizado o arquivo de imagem que está salvo no computador.
Para melhor nitidez, a foto deverá estar com tamanho 316 x 280. Depois de selecionar a foto desejada, basta clicar em Abrir, e a imagem aparecerá no cadastro do cliente.
O botão Capturar, tira uma foto do cliente, caso exista uma webcam conectada ao computador.

14. Após preencher as informações desejadas, clique em Confirmar Cadastro.

Muito bem! Agora você sabe como cadastrar um cliente no CIGAM Lojas e Franquias.
Boas vendas!

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