Como é realizado o cálculo de custos?
Objetivo: Saiba como visualizar relatório com informações de custo por coleção, linha e artigo no Sistema Cigam Gestor Lojas e Franquias. Nesse relatório você encontra informações como saídas e total de custo vendido dos produtos.
1. O cálculo é realizado da seguinte forma:
2. Regime Tributário Normal:
Se caracteriza Regime Tributário Normal empresas que tem como regime o Lucro Real e Presumido.
O cálculo do Custo na Compra efetuado pelo sistema Gestor pode ser visto com ou sem imposto.
3. Cálculo sem imposto:
O cálculo sem impostos, apresenta como resultado o custo sem levar em consideração os impostos que as lojas se creditam, ou seja, siginifica que é sem os Impostos de Crédito, ficando somente o que realmente é custo.
4. Cálculo do Custo com Impostos:
Valor Total Produto na Compra – ICMS – ICMS Ant – PIS – COFINS + ICMS ST + IPI + FRETE + SEGURO + OUTRAS DESPESAS + ROYALTIES.
5. Cálculo com imposto:
Apresenta como resultado o cálculo diminuindo os impostos que as lojas se creditam (ICMS, ICMS pago Antecipado, PIS e COFINS).
Os Tributos de ICMS e de ICMS Antecipado assim como PIS e COFINS são creditados para a loja na compra. Sendo assim, ao sinalizar “Com Impostos” inserimos os impostos de crédito.
6. Cálculo do Custo sem Impostos de crédito:
Valor Total Produto na Compra + ICMS ST + IPI + FRETE + SEGURO + OUTRAS DESPESAS + ROYALTIES.
7. Regime Tributário:
O Regime Tributário é um conjunto de leis que rege a tributação de uma Nação.
8. ICMS:
Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
9. PIS:
Programa de Integração Social.
10. COFINS:
Contribuição Para Finaciamento da Seguridade Social.
11. IPI:
Imposto Sobre Produto Industrializado.
12. ROYALTIES:
Valor pago ao proprietário de uma patente, produto ou serviço.
13. Custo da Compra com/sem Imposto de crédito:
Valor total da nota rateado percentualmente através das quantidades dos itens.
14. Saldo Financeiro do Estoque (com Imposto):
Saldo Financeiro do Estoque (com Imposto) + Custo de Compra com Imposto.
15. Saldo Financeiro do Estoque (sem Imposto de crédito):
Saldo Financeiro do Estoque (sem Imposto) + Custo de Compra sem Imposto.
16. CMP (com Imposto):
Saldo Financeiro do Estoque (com Imposto) / Quantidade em Estoque do Produto
17. CMP (sem Imposto de crédito):
Saldo Financeiro do Estoque (sem Imposto) / Quantidade em Estoque do Produto.
18. Analisando a “Operação Número 1” chegamos ao seguinte resultado:
19. Custo Tabela:
Custo inicial que é cadastrado para todas as lojas da rede, ou seja a franqueadora tem uma tabela de custo padrão cadastrada, este custo está preenchido para todas as lojas.
20. Custo Médio Ponderado:
O Gestor realiza o cálculo de todas as notas de entrada realizando uma média de valor de custo.
21. Custo Médio Ponderado Sem Impostos:
Trata-se do mesmo custo médio ponderado, porém sem os impostos.
22. Último Custo:
Trata-se do último custo confirmado em nota, ou seja, só aparecerá se a loja tiver confirmado notas. Sendo assim, podemos concluir que para qualquer loja ter os valores de custo médio ponderado, ponderado sem impostos e último custo ela precisa ter confirmado notas com estes itens.
Muito bem! Agora você sabe como quais são os tipos de custos apresentados pelo sistema. Boas vendas!