Novo Portal Web: Saiba tudo sobre o módulo Conciliação Bancária do Portal Web CIGAM.

Você está aqui:

Para acessar o Portal Web CIGAM, acesse o link: https://app.cigamgestor.com.br/login

O QUE É?
A Conciliação Bancária consiste em confrontar as movimentações financeiras que foram cadastradas no sistema com as movimentações financeiras bancárias (arquivo .ofx disponibilizado pela instituição bancária).

De regra geral, a conciliação é feita em cima das contas que não foram pagas e nem recebidas.

FUNCIONAMENTO
A conciliação bancária necessita de dois processos:

  • O Primeiro é que as contas da empresa estejam corretamente cadastradas no Contas a Receber e/ou Contas a Pagar. Essa transação também pode ser inserida no momento da conciliação, cadastrando manualmente, clicando no botão “Conciliar com novo lançamento”.
  • O segundo requisito é o extrato .ofx do período a ser conciliado. As contas a receber e as contas a pagar deste arquivo serão lançadas no banco de dados do sistema.

IMPORTANDO O ARQUIVO .OFX
Depois de fazer a importação do extrato .ofx, será possível pesquisar as movimentações que serão conciliadas.

BUSCANDO AS MOVIMENTAÇÕES PARA CONCILIAÇÃO
As movimentações a serem conciliadas, são pesquisadas através dos filtros, sendo possível pesquisar por banco, conta e datas.
Depois da pesquisa concluída, é possível selecionar várias movimentações para marcar a conciliação clicando no botão Conciliar Transações Pendentes. Ou então, selecionar a movimentação uma a uma, clicando no botão de editar.

OBS: Só é possível conciliar as transações com o Status “Pendente”.

CONCILIANDO

1° CENÁRIO – CONCILIAÇÃO SIMPLES

Selecionar o botão: “Conciliar com lançamento(s) existente(s)”. Quando a conciliação será feita entre transações únicas, um registro do sistema confrontando um registro do extrato .ofx, sem juros ou descontos.

Depois de “entrar” na movimentação a ser conciliada, é possível pesquisar pela transação cadastrada no sistema, utilizando os filtros de: Datas, Descrição ou Valor, Fornecedor, Loja e etc.
Depois de listado as movimentações, basta clicar no botão Conciliar ao lado de cada movimentação financeira. Após isso aparecerá a mensagem de Sucesso.

OBS: Só será possível conciliar com o valor exatamente igual ao que está no arquivo .ofx e que é mostrado em evidência na tela.

2° CENÁRIO – CONCILIAÇÃO COM MAIS DE UMA MOVIMENTAÇÃO AO MESMO TEMPO

Selecionar o botão Conciliar com lançamento(s) existente(s), quando a conciliação será feita entre uma única transação vinda do extrato .ofx e múltiplas transações cadastradas no sistema.

Depois de entrar na movimentação a ser conciliada, é possível pesquisar pelas transações cadastradas no sistema, utilizando os filtros de: Datas, Descrição ou Valor, Fornecedor, Loja e etc.

Logo abaixo do painel desta pesquisa, está o checkbox Conciliar com mais de um lançamento, que quando ativo, permite que mais de um lançamento seja adicionado para conciliar.
Depois de listado as movimentações, basta clicar no botão Adicionar ao lado de cada movimentação financeira. As movimentações adicionadas aparecerão no rodapé da página, juntamente com o campo interativo que mostra o valor que ainda falta para ser conciliado. A conciliação é feita depois de clicar no botão Conciliar, que aparece logo em seguida. Depois
disso aparecerá a mensagem de Sucesso.

OBS: Só será possível conciliar com o valor somado, entre as variadas contas selecionadas, exatamente igual ao que está no arquivo .ofx e que é mostrado em evidência na tela.

3° CENÁRIO – CONCILIAÇÃO COM JUROS

Selecionar o botão Conciliar com lançamento(s) existente(s), quando a conciliação será feita entre transações únicas, um registro do sistema confrontando um registro do extrato .ofx, mas que possuem os valores diferentes relativo a juros ou
descontos.

Depois de “entrar” na movimentação à ser conciliada, é possível pesquisar pelas transações cadastradas no sistema, utilizando os filtros de: Datas, Descrição ou Valor, Fornecedor, Loja e etc.

Logo abaixo do painel desta pesquisa, está o checkbox “Conciliar com mais de um lançamento”, que quando ativo, permite que mais de um lançamento seja adicionado para conciliar.
Depois de listado as movimentações, basta clicar no botão “Adicionar” ao lado de cada movimentação financeira. As movimentações adicionadas aparecerão no rodapé da página.
Ao lado do valor, existe uma caixa que quando clicada abre uma modal, que permite incluir juros ou desconto. O campo interativo vai apontar qual é a diferença que precisa ser inserida de juros para habilitar a conciliação destas contas. A conciliação é feita depois de clicar no botão “Conciliar”, que aparece logo em seguida. Depois disso aparecerá a mensagem de “Sucesso”.

OBS: Só será possível conciliar com o valor exatamente igual ao que está no arquivo .ofx e que é mostrado em evidência na tela.

4° CENÁRIO – CONCILIAÇÃO MANUAL

Selecionar o botão: “Conciliar com novo lançamento”. Quando a conciliação será feita entre uma transação vinda do extrato .ofx e uma transação que ainda não foi lançada no sistema.

Depois de entrar na movimentação a ser conciliada, é necessário selecionar o botão Conciliar com novo lançamento. Dessa maneira, abre um formulário com Tipo, Descrição, Loja e etc. Funciona como se estivesse sendo lançado uma transação naquele momento e já conciliando automaticamente. Este novo lançamento é inserido no Financeiro do sistema. Neste cenário também é possível conciliar com mais de uma transação, bastando preencher uma parcela por vez e posteriormente clicar no botão Adicionar.

O campo interativo vai apontar de quanto é a diferença que precisa ser inserida de juros para habilitar a conciliação destas contas. A conciliação é feita depois de clicar no botão Conciliar, que aparece logo em seguida. Depois disso aparecerá a mensagem de Sucesso.

OBS: Só será possível conciliar com o valor somado, entre as variadas contas inseridas, exatamente igual ao que está no arquivo .ofx e que é mostrado em evidência na tela.

Quando o sistema conciliar, se não tiver pago ou recebido, o sistema faz o recebimento ou pagamento da conta automaticamente.

DESCONCILIAR

Visa desconciliar as transações conciliadas anteriormente. Mais nenhum vínculo é desfeito, a Contas a pagar continua como paga e com o seu registro financeiro também. Porém, permite que seja feito o estorno, e então desfaz o pagamento e exclui o registro financeiro. Contas lançadas manualmente não são desfeitas. O mesmo serve para situação com juros, a parcela de juros continua lançada. Após desfeita a conciliação, é possível conciliar novamente. A desconciliação funciona mesmo quando há situações com juros ou então com múltiplas contas.

Depois de entrar na movimentação a ser desconciliada (Na coluna status é necessário ter conciliado), logo abaixo do valor da transação importada (.ofx), tem o botão Desconciliar. Apenas um clique neste botão já faz todo o processo de desconciliação.

Na tabela é marcada uma flag que indica de onde o lançamento veio: CP (cpagar – confirmar se é CP ou CR de contas a receber) e FI (financeiro). Na tabela na coluna flgstatus (flag do status) temos as marcações: P – Pendente, I – Ignorado e C – Conciliado.

TABELAS AFETADAS

  • financeiro
  • creceber
  • cpagar
  • fin_conciliacaoextrato
  • fin_conciliacaobancaria
Isso foi útil?
SimNão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *