Novo Portal Web: como emitir uma nota complementar de imposto.

Você está aqui:

Objetivo: ensinar na emissão de nota complementar de imposto. A nota complementar de imposto, em resumo, é usada para ajustar ou corrigir valores de impostos em notas fiscais anteriores. Ela serve para atualizar informações fiscais, corrigir diferenças em alíquotas ou bases de cálculo, mantendo a conformidade legal de maneira simples e direta.

Requisitos: Acesse o Portal Web do seu computador. É recomendado utilizar Firefox ou Chrome.

Para acessar o Portal Web CIGAM, acesse o link: https://app.cigamgestor.com.br/login

1. Para o Acesso do Portal Web, você precisará de sua Chave de Acesso, Usuário e Senha. Preenchido as lacunas, clique em Entrar.

2. Para acessar o módulo de notas fiscais, acesse a barra do menu lateral a esquerda em Documentos Fiscais, em seguida, Notas fiscais.

3. Clique em Cadastrar Nota Fiscal para iniciar o processo.

4. Preencha a Empresa e clique na Lupa em Operação de Movimento.

5. Preencha as informações e clique no símbolo destacado da operação de complemento. Ex:. NFe – Venda de Mercadoria – EST(Complemento de Imposto).

6. Após a seleção da operação, será necessário selecionar o Cliente ao qual essa nota será destinada. Você poderá realizar
a busca do Cliente pelo CPF ou CNPJ.

7. Será necessário inserir os itens a serem complementados na nota de complemento. Clique em Adicionar Novo Item para poder seguir o preenchimento da nota fiscal.

8. Ao clicar em Adicionar Novo Item ou Bipar itens, irá mostrar uma mensagem de Atenção para ser utilizado a tela de Referenciar e se desejar seguir com o preenchimento da nota fiscal pela tela escolhida clique em Continuar.

9. Ao clicar em Adicionar Novo Item, você pode buscar o mesmo por Referência, Cód. Barras, Ref. Auxiliar, Ref. Fornecedor ou Descrição e inserir o texto correspondente na caixa “Produto“ ao lado e, após, Pesquisar.

10. Ao informar o item e clicar em pesquisar, o mesmo aparecerá com quantidade e valores zerados, selecione o desejado e após, clique em Adicionar Item.

11. Você também pode incluir itens através do botão Bipar Itens.

12. Informe o Código de Barra, clique em Adicionar e após clique em Incluir Produto.

13. Ao clicar em Referenciar Itens, preencha as informações para buscar a nota que deseja realizar o complemento, após, clique em Procurar. Clique no símbolo destacado da nota fiscal e após, selecione os itens que deseja complementar e em Importar Itens.

14. Clique no símbolo destacado para abrir o item e preencha o valor do imposto a ser complementado. EX:. Base Calc. ICMS, Aliq. ICMS e Valor ICMS, após, clique em Salvar Item.

15. As informações fiscais serão preenchidas automaticamente. Os campos em aberto, podem ser alterados pelo usuário, porém, não são obrigatórios para a emissão.

16. O documento referenciado virá preenchido, informando a nota que foi selecionada na tela de referenciar itens, mas se foi utilizado o Adicionar Novo Item ou Bipar Itens, essa informação deverá ser preenchida manualmente.

17. Para esta operação, transporte e pagamento não precisam de preenchimento e não impedirão a emissão da NF-e.

18. Você poderá também incluir Informações Complementares, se preferir. Ao finalizar, clique em Enviar NF-e.

Muito bem! Agora você já sabe como emitir uma nota complementar de imposto. Boas vendas!

Isso foi útil?
SimNão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *