Dicas de segurança.
Fique atento e desconfie de ofertas ou mensagens suspeitas: proteja-se de fraudes na internet, tenha cuidado e vigilância constante.
1. Desconfie de E-mails e Mensagens Inesperadas
- Nossos contatos via e-mail serão sempre com o final @cigamgestor.com.br, como mostra o exemplo abaixo.
2. Evite fornecer Informações Pessoais Online ou Telefone
- Caso seja necessário conectar a máquina da loja para algum ajuste de sistema, nossos analistas de atendimento sempre o farão através do nosso Portal de atendimento oficial, no qual a loja está habituada a ser atendida.
- Link oficial do Portal de Atendimento: https://cigam.movidesk.com/Account/Login
3. Verifique URLs e Sites
- Desconfie de endereços aleatórios. Confira alguns dos nossos sites:
Portal de Atendimento: https://cigam.movidesk.com
Portal de Treinamentos EaD: https://ucc.cigam.com.br
Portal de autoatendimento: https://ajuda.cigamgestor.com.br
Site Cigam: https://cigam.com.br
4. Use Senhas Fortes e Únicas
- Crie senhas fortes;
- Misture diferentes tipos de caracteres;
- Tamanho mínimo de 12 caracteres, caso o campo permita;
- Evite palavras comuns e informações pessoais;
- Não reutilize senhas;
- Jamais compartilhe sua senha com terceiros;
- Atualize suas senhas periodicamente.
5. Mantenha o software atualizado
- Atualize seu sistema operacional e aplicativos regularmente;
- Use um software seguro confiável.
6. Desconfie de Ofertas e Promoções Incríveis
- Ignore ofertas boas demais para ser verdade;
- Evite clicar em anúncios de fontes desconhecidas.
7. Desconfie de Pedidos de Urgência ou Pressão
- Cuidado com mensagens que bloqueiam ação imediata;
- Pare, pense e verifique.
8. Desconfiança de Downloads e Instalações de Programas
- Baixe programas apenas de sites oficiais;
- Acione o suporte de atendimento quando houver dúvidas https://cigam.movidesk.com;
- Analise antes de instalar qualquer software.
9. Confira o golpe do momento, Prilex.
O Prilex é uma fraude cibernética que afeta máquinas de pagamento, usando malware para roubar dados de cartões de crédito e débito. Ele bloqueia pagamentos por aproximação, forçando o cliente a inserir o cartão novamente após mostrar uma mensagem de erro, esse é o momento em que ocorre a clonagem e o roubo das informações financeiras, resultando em prejuízos para consumidores.
O que as empresas podem fazer para se proteger?
O Prilex é um golpe sofisticado, mas pode ser evitado com algumas medidas, como a atualização regular do software das maquininhas, oferecida pelas empresas adquirentes. É importante desconfiar de ligações ou links suspeitos e entrar em contato apenas pelos canais oficiais. Além disso, o monitoramento regular dos sistemas de pagamento e a conciliação financeira ajudam a identificar atividades suspeitas e garantir que os valores recebidos correspondam às vendas.
O que os clientes podem fazer para se proteger?
Para proteger os clientes de fraudes, é importante compartilhar dicas de segurança. Recomenda-se que evitem inserir o cartão em maquininhas com problemas e utilizar outras formas de pagamento. Além disso, é essencial monitorar faturas e extratos e, em caso de cobranças indevidas, entrar em contato com o banco e registrar um boletim de ocorrência. A transparência do estabelecimento sobre esses riscos aumenta a confiança dos clientes.
Grato pela compreensão, equipe Cigam.