Como emitir uma nota fiscal de devolução para fornecedor (CFOP 6202)?

Você está aqui:

1. No ambiente de PDV, acesse o módulo Movimentação de Estoque e, em seguida, Notas Fiscais.

.

Acesso a esta seção do sistema é restrito exclusivamente a usuários devidamente autorizados.

2. Insira usuário e senha válidos e clique em “Acessar”

3. Clique na opção Inserir Nota Fiscal.

.

4. Após clicar em Inserir Nota Fiscal, serão apresentados em tela os campos para seleção da operação fiscal (CFOP). Clique na lupa para localizar.

.

5. Em seguida, apresentará a tela para busca da operação a ser utilizada na nota. Pode-se filtrar os resultados selecionando os campos correspondentes à necessidade.

.

6. Após clicar em Procurar, serão listadas todas as operações disponíveis para a loja emitir a nota com as características selecionadas anteriormente.

7. Após a seleção da operação, será necessário selecionar o Fornecedor ao qual essa nota será destinada. Você poderá realizar a busca do Fornecedor pelo CNPJ, Nome ou código do cadastro.

.

8. Após ser listadas as opções de Fornecedores Cadastrados deve-se clicar na setinha verde apontada para a direta para poder inserir o Fornecedor na nota.

.

9. Será necessário inserir os itens a serem devolvidos na nota de devolução. Clique em Inserir Itens para poder seguir o preenchimento da nota fiscal. Ao clicar neste botão, o sistema apresenta uma mensagem informativa:

.

10. Para notas de devolução é recomendado utilizar o botão importar itens. Utilizando este recurso, o sistema permitirá a busca da nota de compra (entrada), para que os itens tenham as mesmas tributações.

.

11. Na parte superior da tela, você precisará localizar a nota de origem destes produtos. Sugerimos que seja informado ao menos o número e a série da NF de compra, e o tipo de NF “entrada” para facilitar a localização.

.

12. Após inserir os dados nos campos de busca, o sistema apresentará a nota fiscal de entrada na parte superior. Na parte inferior, serão listados os itens da nota de compra. Para inserir os produtos desejados na devolução, clique na checkbox para escolher o produto. Após a seleção necessária, clique na opção Importar Itens.

.

13. O produto é inserido no corpo da nota fiscal, na aba denominada itens. Ao clicar no ícone de edição, é possível verificar a tributação que foi importada da nota de origem, e também é possível alterar, se for necessário.

.

14. Para evidenciar a tributação da nota de origem, destacamos os tributos a seguir, dispostos na nota de compra.

.15. Após verificação, clique em Salvar Item para que a informação seja gravada naquele produto. Nas abas Cálculo de Imposto e Documentos Referenciados, é possível visualizar as respectivas informações. Em notas de devolução para fornecedor, é destacado o valor de IPI no campo de Informações Complementares.

Os tributos são preenchidos automaticamente conforme as alíquotas da nota de compra, com exceção do campo CST Pis/Cofins, que é destacado conforme o grupo de tributação configurado no Gestor WEB. Também diferem os valores no campo CST IPI, pois, para notas de entrada, utiliza-se o valor 49 e, nas operações de saída, utiliza-se 53.

.

16. Em Documentos Referenciados é possível verificar a referência da nota de compra do produto, que é uma determinação legal da SEFAZ no que tange à devolução de produtos de comercialização.

.

17. Após realizar todas as conferências e possíveis ajustes na nota, você pode confirmá-la no sistema, clicando em “Confirmar NF-e.”

.

  1. Após a confirmação da NF-e, será solicitado o Certificado Digital da loja para autenticar a emissão da nota.
Ao concluir a seleção do certificado digital da loja, será apresentada a mensagem de que a nota foi confirmada com sucesso. Assim, concluimos o procedimento de emissão de nota fiscal de devolução para o Fornecedor.

Muito bem!

Agora você já sabe como emitir uma nota fiscal de devolução para fornecedor (CFOP 6202). Boas Vendas!

Isso foi útil?
SimNão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *