Como cadastrar uma loja?
Objetivo: Saiba como proceder para cadastrar uma loja no sistema Cigam Lojas e Franquias. O cadastro de loja possibilita o fácil acesso das franqueadoras as informações referentes a loja em questão. Por meio, deste cadastro é possível realizar diversas parametrizações, sem a necessidade de ir até o estabelecimento do seu franqueado.
1. No aplicativo Gerencial, clique em Cadastro Geral e, em seguida, Cadastro de Loja.
2. Ao clicar na opção de Cadastro de loja, o sistema abrirá a tela de pesquisa de produtos. Nela, será possível utilizar os filtros da parte superior para pesquisar as lojas que já estão cadastradas no sistema.
Para adicionar uma novo estabelecimento, clique em Adicionar Loja.
3. Após, será possível visualizar uma série de abas para preenchimento das informações da loja.
4. Logo abaixo, preencha as informações para cadastro.
-Identificador;
-País;
-Grupo;
-Franqueadora;
-Versão do sistema – preenchido automaticamente
-Razão Social;
-Nome fantasia;
-CNPJ;
-Inscrição estadual;
-Nome do franqueado;
-Nome shopping;
-Aréa em m²;
-Data de Abertura – Inicio das atividades da loja;
-Data de Fechamento – Data de encerramento da loja;
-Endereço em geral;
-Fone comercial;
-Markup – Valor definido pela franqueadora ou lojista multimarca para alinhamento dos preços de custo e venda dos produtos; pelo sistema, na conclusão do cadastro.
5. No final da tela, você poderá encontrar mais informações para serem preenchidas, como:
– Código externo – dado para integração do sistema com o erp de fábrica;
– Consultor;
– Região;
– Tipo de de loja;
– Sinalizar se a loja é própria, inativa ou liberada para atualizações via integração com a franqueadora;
– Observações.
6. Clique na aba “Configurações”.
7. Na aba “Configurações Gerais”, você encontra as opções:
– Bloquear Lançamentos no módulo financeiro com data de caixa até – Definindo uma data, você bloqueia qualquer lançamento no módulo financeiro do sistema (Fechamento do Caixa/ Movimento do Caixa/Sangria/Reforço de Caixa/ Correção de vendas);
– Bloquear Lançamentos no módulo financeiro com período de referência até – Definindo um mês e um ano, você bloqueia qualquer lançamento no módulo financeiro do sistema (Fechamento do Caixa/Movimento do Caixa/Sangria/Reforço de Caixa/ Correção de vendas).
8. Defina se a loja vai emitir “Síntegra”. Defina, também, as informações:
9. Se a loja vai trabalhar com nota fiscal eletrônica, marque a caixa de seleção da opção “Nota Fiscal Eletrônica”, sinalizando também no campo “Ambiente” o tipo de ambiente, ou seja, “Homologação” (quando a loja está em fase de testes), ou “Produção” (quando a loja já está apta a utilizar a nota fiscal eletrônica em todas as suas operações).
Defina, ainda, o número de dias para aviso da validade do certificado digital e informe a chave DLL que será utilizada nas operações do sistema.
10. Cadastre no sistema o “Regime Tributário” e, em seguida, “Receita Bruta Anual”.
11. Clique na aba “Administração”.
12. Você define as informações:
– Configurar limite de dias para fechamento do caixa com estoque negativo – marque a caixa de seleção para definir um período limite, onde o fechamento do caixa poderá ser realizado com o estoque negativo.
Após esse período, o módulo de fechamento do caixa será bloqueado, permitindo o fechamento somente após regularizar o estoque (contagem de inventário).
13. Você define as informações:
– Gerenciar descontos de usuários acrescendo o percentual ao desconto permitido – marque a caixa de seleção para definir o máximo de desconto permitido pela loja. Por exemplo, digitando 25%, fica estabelecido que qualquer usuário da loja poderá ofertar 25% de desconto nos produtos da loja.
– Bloquear ponto de venda – marque a caixa de seleção para bloquear o PDV da loja, deixando, ainda, uma mensagem com o motivo do bloqueio.
14. Você define as informações:
– Liberar visualização em loja do estoque da rede – marque a caixa de seleção para permitir que loja visualize o estoque da rede.
– Liberar acesso ao menu configurações em loja somente para usuário de nível – marque a caixa de seleção e defina qual o nível do usuário para acessar o módulo de configurações do sistema. O níveis são “Gestor”, “Franqueado” ou “Gerente”.
15. Na aba ”Parametrização”, é possível parametrizar diversas funcionalidades para a sua loja.
16. Na aba ”Edição Nota Fiscal”, é possível bloquear a edição de notas fiscais de fornecedores da loja.
17. Na aba ”Doc. Fiscais”, é possível informar se a loja vai emitir sintegra, SPED Fiscal ou SPED Contribuições.
18. Ao clicar na aba “Market Share”, você encontra os seguintes campos:
-Potencial de Consumo da Cidade – valor anual do potencial de consumo da cidade. Este valor será dividido por 12 vezes para que seja possível saber o potencial de consumo mensal da cidade e, assim, poder gerar o relatório.
–Cidade – Cidade em que a loja atua.
–Share 1 – Digite a porcentagem referente a comparação com o potencial de consumo da cidade.
–Share 2 – Digite uma segunda porcentagem para servir de comparação com o potencial de consumo da cidade.
–Share 3 – Digite uma terceira porcentagem para servir de comparação com o potencial de consumo da cidade.
Por fim, clique em Confirmar Loja.
Muito bem! Agora você sabe como cadastrar loja e quais as abas você encontra no processo. Boas vendas!