Novo Portal Web: Como cadastrar um novo Grupo de Tributação?
Objetivo: Cadastrar um Grupo de Tributação no varejo tem como finalidade simplificar a gestão de impostos, possibilitando a definição das alíquotas aplicáveis aos produtos comercializados e assegurando a conformidade legal. Além disso, facilita a contabilidade ao categorizar os produtos por tipo de tributação, auxilia na precificação considerando os impostos incidentes e, em resumo, otimiza a operação tributária e garante a conformidade fiscal da empresa.
Acesse aqui e saiba: Como cadastrar Grupo de Tributação no Portal Web.
Acesse aqui e saiba: Como pesquisar ou editar o Regime Tributário no Portal Web.
Acesse aqui e saiba: Como cadastrar um grupo de tributação e um tipo de movimento para uma loja com o regime de Simples Nacional com estouro de sublimite.
Acesse aqui e saiba: Como cadastrar um grupo de tributação e um tipo de movimento para uma loja com o regime de Simples Nacional.
Acesse aqui e saiba: Como validar tributação.
Para acessar o Portal Web CIGAM, acesse o link: https://app.cigamgestor.com.br/login
1. Para o Acesso ao Portal Web, você precisará de sua Chave de Acesso, Usuário e Senha. Preenchido as lacunas, clique em Entrar.

2. Na aba lateral esquerda clique em Tributação, logo em seguida, Grupo de Tributação.

3. Clique no botão Novo para cadastrar um novo grupo de tributação.

4. Selecione a empresa, informe a descrição, coloque o Status como Ativo ou Inativo e clique no botão Salvar.

5. Após clicar em Salvar, será exibida uma mensagem de confirmação do grupo de tributação na tela. Em seguida, você será direcionado automaticamente para a tela de cadastro do tipo de movimento.

6. Na tela de Cadastro de Tipo de Movimento, primeiro você deve escolher o tipo de movimento desejado.
Em seguida, selecione o destino. A partir dessa escolha, o sistema exibirá automaticamente todos os CFOPs disponíveis, de acordo com o tipo de movimento e o destino selecionado.

7. Em seguida, informe se a operação será destinada a Pessoa Jurídica, Pessoa Física ou a todos. Após essa escolha, basta vincular a operação de movimento correspondente para concluir o processo.

8. Em seguida, preencha o CST e a alíquota de ICMS. Depois, informe o campo Contribuinte ICMS conforme o tipo de venda: quando a operação for destinada a uma Pessoa Jurídica estadual ou Pessoa Física, utilize a opção Todos; se a venda for para um consumidor final, selecione Não; e, quando a venda for para uma Pessoa Jurídica contribuinte de ICMS, escolha a opção Sim.
⚠️ Importante: A alíquota de ICMS deve ser preenchida de acordo com o estado onde a sua loja está localizada.
⚠️ Importante: Se a loja estiver enquadrada no regime de Lucro Real, será necessário preencher o CST de ICMS no sistema.

9. Em seguida, selecione o CST de PIS/COFINS que será aplicado na operação de venda e informe os percentuais correspondentes. Depois, defina também o CST de IPI, o percentual de IPI e o código de enquadramento do IPI.
⚠️ Importante: Tanto para os CSTs de PIS e COFINS quanto para o CST de IPI, em operações de saída serão exibidos apenas os CSTs específicos para saída.

10. Certifique-se de preencher todos os campos obrigatórios conforme indicado. Após verificar que todas as informações estão corretas, clique no botão ‘Salvar’.

11. Importante: após preencher todos os dados, você terá a opção de ser redirecionado diretamente para a tela de envio de dados para a loja, bastando clicar na mensagem de confirmação do movimento cadastrado.

⚠️ Importante: Após cadastrar um novo Grupo de Tributação, envie a atualização para a loja em Outras Opções > Enviar Dados à Loja.
Muito bem! Agora você já sabe como cadastrar um novo Grupo de Tributação no Portal Web.
Boas Vendas!🚀