Como Cadastrar Contas a Pagar no CIGAM Gestor Lojas e Franquias?
Objetivo: Saiba como proceder para cadastrar contas a pagar no sistema CIGAM Gestor Lojas e Franquias. É importante ressaltar que no módulo de “Contar a Pagar” é possível realizar o agendamento das contas a serem pagas pela loja.
- No aplicativo Gerencial, clique em <Movimentação Financeira> e em seguida <Contas a Pagar>.
- Loja/Grupo;
- Referente ao período de;
- Vencimento
4. Ainda nesta tela, há um atalho para o cancelamento de fornecedor, para pesquisar um fornecedor específico clique no ícone de “Lupa”.
Caso seja necessário realizar o cadastro do fornecedor, o sistema possibilita este rápido acesso ao módulo. Em caso de dúvidas, acesse o guia: "Como cadastrar fornecedor".
5. Selecione o tipo de conta que deverá ser paga.
6. Defina o valor da conta, o valor do juros e descontos se houverem.
7. Defina ao lado os campos:
- Nota Fiscal;
- Nº Duplicata;
- Data NF;
- Descrição.
8. Clicando no botão <…> você poderá importar a nota fiscal referente a compra da mercadoria.
10. Selecione a data da nota fiscal.
11. No campo “Descrição” insira uma descrição do motivo da conta que deverá ser paga.
- Despesa Parcelada;
- Despesa Fixa.
13. Ao selecionar a opção “Despesa Parcelada”, defina o número de parcelas e o intervalo de dias entre elas.
Você poderá marcar a opção "Ajustar vencimentos para os dias úteis", garantindo assim datas precisas para geração das parcelas.
14. O sistema alerta a seguinte mensagem, logo que você define as parcelas. “Atenção: O sistema Gestor irá gerar 5 duplicatas no valor de R$1000,00 cada uma, no intervalo de 10 dias entre cada uma duplicata”.
15. Ao selecionar a opção “Despesa fixa” defina o intervalo de meses em que se aplica esta despesa.
Muito Bem! Agora você já sabe como cadastrar uma conta a pagar. Boas vendas!