Como Cadastrar Contas a Pagar no CIGAM Gestor Lojas e Franquias?

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Objetivo: Saiba como proceder para cadastrar contas a pagar no sistema CIGAM Gestor Lojas e Franquias. É importante ressaltar que no módulo de “Contar a Pagar” é possível realizar o agendamento das contas a serem pagas pela loja.

  1. No aplicativo Gerencial, clique em <Movimentação Financeira> e em seguida <Contas a Pagar>.
2. Após, clique em <Incluir Contas a Pagar>.
3. Feito isso, defina as informações dos seguintes campos:
  • Loja/Grupo;
  • Referente ao período de;
  • Vencimento

4. Ainda nesta tela, há um atalho para o cancelamento de fornecedor, para pesquisar um fornecedor específico clique no ícone de “Lupa”.

Caso seja necessário realizar o cadastro do fornecedor, o sistema possibilita este rápido acesso ao módulo. Em caso de dúvidas, acesse o guia: "Como cadastrar fornecedor".

5. Selecione o tipo de conta que deverá ser paga.

Você pode cadastrar novas contas no módulo de "Plano de Contas". Em caso de dúvidas, acesse o guia: "Como cadastrar plano de conta?"

6. Defina o valor da conta, o valor do juros e descontos se houverem.

7. Defina ao lado os campos:

  • Nota Fiscal;
  • Nº Duplicata;
  • Data NF;
  • Descrição.

8. Clicando no botão <…> você poderá importar a nota fiscal referente a compra da mercadoria.

9. Seleciona a loja e o fornecedor, após clique no ícone de edição para selecionar a nota fiscal.

10. Selecione a data da nota fiscal.

11. No campo “Descrição” insira uma descrição do motivo da conta que deverá ser paga.

12. Defina a forma de pagamento, ou seja:
  • Despesa Parcelada;
  • Despesa Fixa.

13. Ao selecionar a opção “Despesa Parcelada”, defina o número de parcelas e o intervalo de dias entre elas.

Você poderá marcar a opção "Ajustar vencimentos para os dias úteis", garantindo assim datas precisas para geração das parcelas.

14. O sistema alerta a seguinte mensagem, logo que você define as parcelas. “Atenção: O sistema Gestor irá gerar 5 duplicatas no valor de R$1000,00 cada uma, no intervalo de 10 dias entre cada uma duplicata”.

O valor sinalizado na mensagem acima, se refere no valor tomado como exemplo para a confecção deste material, ou seja, R$5000,00

15. Ao selecionar a opção “Despesa fixa” defina o intervalo de meses em que se aplica esta despesa.

16. Definida as informações, clique em <Confirma a Inclusão> para finalizar o procedimento de cadastro de contas a pagar.

Muito Bem! Agora você já sabe como cadastrar uma conta a pagar. Boas vendas!

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