Saiba Como Realizar Homologação Retroativa na Contagem de Inventário em Retaguarda.

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🔹 Objetivo: Este guia tem como finalidade orientar os usuários na execução de um inventário retroativo dentro do módulo de retaguarda, permitindo o ajuste de estoque com data anterior à atual.

1. Em Retaguarda, clique em Cadastro Geral e em seguida Cadastro de Inventário.

2. Para acessar o Cadastro de Inventário, insira seu usuário e senha e, em seguida, clique em “Acessar”.

3. A tela de Pesquisa de Inventário será exibida. Clique em “Adicionar Inventário” para prosseguir.

4. Em seguida, selecione a loja na qual deseja realizar o inventário.

5. Agora, selecione o tipo de inventário que será realizado — Total, Parcial ou Específico — e, em seguida, defina o tipo de homologação como Retroativa. Após isso, selecione a data correspondente à contagem realizada anteriormente.

⚠️ Importante:
A opção “Retroativa” deve ser selecionada quando a contagem do inventário foi realizada anteriormente, mas não foi homologada na mesma data. Essa funcionalidade permite visualizar uma posição de estoque anterior, criando um prospecto atualizado com base nas movimentações ocorridas desde a data informada.
Ao selecionar essa opção, será obrigatório definir a data da contagem previamente realizada.

Com a contagem retroativa, o sistema considera a data escolhida como ponto de partida. A partir dela, todas as movimentações de entrada e saída de produtos serão automaticamente somadas ou subtraídas da contagem original, refletindo corretamente a evolução do estoque até o momento atual.

📌 Exemplo Prático: Inventário com Homologação Retroativa

Um inventário do tipo “Real” foi iniciado no dia 15, mas não foi concluído.

  • O caixa do dia foi fechado normalmente.
  • No dia 20, o lojista decide retomar a contagem iniciada no dia 15, selecionando o tipo de homologação “Retroativa” e informando a data da contagem como dia 15.

E as movimentações dos dias 16, 17, 18 e 19?
Ao utilizar a homologação retroativa, o sistema CIGAM Varejo irá somar todas as movimentações de venda, troca e notas fiscais ocorridas entre os dias 16 a 19 sobre a contagem informada no dia 15.

⚠️ Atenção Importante

É fundamental garantir que todos os produtos vendidos entre os dias 16, 17, 18 e 19 tenham sido bipados durante a contagem do dia 15.

  • Caso algum produto não tenha sido bipado, ele não será incluído no inventário retroativo.
  • Isso poderá gerar diferenças de estoque, resultando em faltas no sistema.

Recomendação:
Antes de realizar novas vendas desses produtos, certifique-se de bipá-los e incluí-los corretamente na contagem retroativa.

6. Em seguida, clique em “Adicionar Setor” para continuar o processo.

6. Na tela de Contagem, informe os seguintes dados:

  • Setor;
  • Critério de ordenação: Selecione Bipagem
  • Referência ou Código de Barras;

7. Ao selecionar a opção de contagem por código de barras, o sistema exibirá os produtos em uma lista, dispostos um abaixo do outro, de acordo com a ordem de classificação escolhida. Nesta etapa do processo de contagem de inventário, é possível remover itens que tenham sido contabilizados de forma incorreta. Para realizar a exclusão, clique no ícone da lixeira.

8. Ao utilizar a opção “Referência” para a leitura dos produtos, o sistema exibirá um campo destinado à inserção da quantidade de itens correspondente a cada tamanho da grade. Após preencher as informações, clique em <Incluir> para confirmar.

7. Para salvar, clique em Salvar Contagem.

Muito bem! Agora você já sabe como realizar um inventário retroativo em retaguarda.
Desejamos excelentes vendas! 🚀

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