Saiba como estornar uma venda não finalizada no Checkout Móvel (Mobile).

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Objetivo: Ensinar como realizar o estorno TEF em casos onde a venda não foi finalizada corretamente, mesmo após a aprovação do pagamento via cartão.

Cenário 01 – Estorno manual durante a venda

1. Ao abrir o app do Checkout Móvel, você verá a tela “Pré-venda”. Toque no nome de um vendedor disponível. Esse será o responsável pela venda.

2. Aparece a tela com clientes já cadastrados. Você pode:

  • Procurar o cliente pelo nome ou CPF, ou
  • Cadastrar um novo cliente, caso ele ainda não esteja no sistema.

3. Na tela chamada “Consulta de Produtos”:

  • Você pode usar o leitor de código de barras, ou
  • Digitar manualmente o código ou nome do produto

4. Em “Forma de Pagamento” na tela fechar compra e selecione o tipo de pagamento em TEF, PIX ou em Outros. Depois em “confirmar”.

5. Em seguida, se for venda TEF escolha debito ou credito, depois clique em “finalizar”.

6. Durante a transação, na etapa de forma de pagamento, é possível imprimir o comprovante da venda, conforme a preferência do cliente.

7. Cancelar após aprovação. Aparecerá a mensagem de que a transação foi aprovada com sucesso. Depois em seguida, na segunda mensagem aperte em cancelar.

  • Isso cancela o processo da venda, mas o pagamento já foi feito, então agora precisa estornar (devolver o dinheiro).

8. Estornar o pagamento. Após tentar finalizar a venda, toque em Voltar. A seguinte mensagem surgirá na tela: “Existem formas de pagamentos TEF que já foram aprovadas na operadoraPara sair desta tela, você deverá realizar o cancelamento destes pagamentos. Deseja prosseguir?” Toque em Sim para prosseguir e efetuar o estorno.

9.  Em seguida, “Aproxime, insira ou passe o cartão” para prosseguir, faça isso com o mesmo cartão usado no pagamento. Depois em Via do Cliente escolha “imprimir”.

➝ Após a transação autorizada, será impresso o comprovante do estorno do TEF da venda correspondente.

10. Finalize o estorno. Após a impressão, toque em Confirmar na mensagem “Transação realizada com sucesso”. Em seguida, ao aparecer a mensagem “TEF cancelado com sucesso”, toque em OK para finalizar.

Pronto! O estorno foi feito com sucesso.

Cenário 02 – Estorno automático ao acessar o sistema

1. Ao efetuar o login no sistema, se houver alguma venda não finalizada, a seguinte mensagem aparecerá na tela: “Existem TEF pendentes de cancelamento, será aberta a tela cancelamento”. Clique em Sim para efetuar o estorno.

➝ Em seguida “Aproxime, insira ou passe o cartão” para prosseguir. A maquininha vai pedir para você aproximar, inserir ou passar o cartão. Use o mesmo cartão usado na venda original.

O pagamento TEF foi aprovado, mas a venda não foi finalizada, e o app foi fechado ou reiniciado.

2. Após a transição autorizada, será impresso o comprovante do estorno do TEF da venda correspondente.

4. Após a impressão, na mensagem: “Transação realizada com sucesso”, toque em Confirmar.
Após, na mensagem “TEF cancelado com sucesso” toque em OK para finaliza

➝ Pronto! O sistema volta ao menu principal e o estorno foi concluído.

Ficou com alguma dúvida? Nossa equipe de suporte está pronta para ajudar!

Muito bem! Agora você já sabe como estornar uma venda caso a venda não seja finalizada no Checkout Móvel. Boas vendas!

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