Portal Web: Saiba como realizar a configuração da integração META.

Você está aqui:

🔶 Objetivo: A configuração de integração META é um procedimento passo a passo que guia o usuário pelas etapas necessárias para conectar o Portal à API oficial do WhatsApp (Meta).

Essa integração centraliza todas as etapas necessárias em uma sequência simples, que geralmente inclui:

  • Informações gerais da conta da Meta e do Meta Business;
  • Identificação do número de WhatsApp que será utilizado;
  • Identificação do usuário da integração;
  • Definição e utilização dos tokens de acesso.
Requisitos: Acesse o Portal Web do seu computador. É recomendado utilizar Firefox ou Chrome.

Para acessar o Portal Web CIGAM, acesse o link: https://app.cigamgestor.com.br/login

1. Para acessar o Portal Web, você precisará informar sua Chave de Acesso, Usuário e Senha. Após preencher os campos, clique em Entrar.

2. Na página inicial do Portal Web, acesse o menu lateral à esquerda da tela. Clique em “CRM” e, em seguida, selecione “Integração META”.

3. Para iniciar um novo cadastro da Configuração de Integração META, clique em Novo no topo da tela.
📌 Ao acessar a funcionalidade, o usuário visualizará a página de pesquisa de integrações. Essa página tem como objetivo permitir que os usuários do Portal gerenciem as integrações quando necessário. Para isso, é necessário que o usuário possua permissão tanto para acessar a listagem quanto para realizar o cadastro da integração META.

4. O usuário iniciará o processo de configuração selecionando as empresas que poderão utilizar a integração.

Em seguida, deverá preencher os seguintes campos:

  • Empresas: define quais empresas estarão habilitadas para utilizar a integração.
  • Integração Padrão: estabelece que apenas a integração selecionada será utilizada por todas as empresas.

5. Em seguida, ao clicar em Próximo, o sistema redirecionará o usuário para o cadastro das informações da API da Meta, utilizadas na integração com o WhatsApp Business. Para isso, acesse o painel da Meta por meio do link: https://developers.facebook.com/apps/

Selecione o aplicativo criado para a integração e, em seguida, navegue até WhatsApp > Configuração da API.

Então preencha os seguintes campos:

  • ID da Conta WhatsApp Business: código de identificação (ID) da conta vinculada ao WhatsApp Business.
  • Número de Telefone Cadastrado: número de telefone registrado para utilização no WhatsApp Business.
  • ID do Telefone Cadastrado: código de identificação (ID) vinculado ao número de telefone utilizado no WhatsApp Business.
  • Token de Acesso: chave de autenticação (token) gerada no portal da Meta para acesso à API.

⚠️ Limite de Mensagens por Dia:

Esse parâmetro é de extrema importância, pois refere-se ao limite de mensagens disponível no painel da Meta, o qual é ajustado conforme o histórico de uso e o relacionamento da empresa com o envio de mensagens. Quanto mais a Meta identificar que sua empresa utiliza a integração de forma orgânica e responsável — evitando o envio de SPAM ou comunicações excessivas que possam prejudicar a experiência do cliente —, maior será o limite permitido.

O aumento desse limite é comunicado por meio da aba de notificações do painel Meta Business.

⚠️ Atenção: o não cumprimento dessas diretrizes pode resultar no bloqueio temporário ou permanente da conta de integração com a Meta. Por isso, preencha exatamente o limite informado pela Meta e atualize-o conforme houver progresso.

Você pode consultar seu limite atual no link abaixo:
🔗 https://business.facebook.com/latest/whatsapp_manager/overview/

6. Em seguida, selecione a opção Gerar Token.

  • Em seguida, selecione um usuário do sistema existente ou crie um novo e clique em Gerar Token para iniciar o processo.

Depois, siga as instruções exibidas na tela para concluir a geração do token.

7. E agora selecione o aplicativo para o qual você deseja gerar o token.

8. Selecione o aplicativo e clique em Avançar.

9. Em seguida, selecione o prazo de expiração do token.

10. Em seguida, selecione as permissões que serão concedidas ao aplicativo.

11. Pronto! O token foi criado e está disponível para uso.

12. Concluindo todas as etapas a integração META estará cadastrada.

📌Importante: o usuário pode utilizar as seguintes variáveis, compreendidas pelo Portal Web, na configuração dos modelos da META:
Variáveis disponíveis para configuração dos modelos da META no Portal Web:

  • {{nome_cliente}} – Busca o nome completo do cliente para preencher na mensagem de WhatsApp/Mensageria.
  • {{primeironome_cliente}} – Busca apenas o primeiro nome do cliente para preencher na mensagem de WhatsApp.
  • {{nome_empresa}} – Busca o nome fantasia da empresa. Ex.: CIGAM GESTOR.
  • {{nomecompleto_empresa}} – Busca o nome completo da empresa e o código da loja. Ex.: SB02 – Loja Cigam.
  • {{empresa_cliente}} – Busca a empresa à qual o cliente está vinculado.
  • {{datanascimento_cliente}} – Busca a data de nascimento do cliente.
  • {{nome_vendedor}} – Traz o nome do vendedor que realizou o contato.
  • {{vendedor_cliente}} – Traz o nome do vendedor que mais atendeu o cliente.
  • {{avaliacao}} – Utilizada para a geração de links de avaliação de atendimento em seções específicas do Portal Web.

Agora você já sabe como realizar a configuração da integração META. Desejamos sucesso e boas vendas! 🚀

Isso foi útil?
SimNão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *