Novo Portal Web: Como realizar a geração de uma nota fiscal?
Objetivo: ensinar a gerar uma nota fiscal. Realizar a geração de uma nota fiscal serve para documentar legalmente uma transação comercial, garantir conformidade fiscal, facilitar o controle financeiro e contábil, e proporcionar transparência entre comprador e vendedor.
1. Para acessar o Portal Web CIGAM, acesse o link: https://app.cigamgestor.com.br/login
2. Na tela inicial, informe a Chave de acesso, Usuário e Senha. Após, clique em Entrar.
.
3. Clique no menu Documentos Fiscais e, em seguida, em Notas Fiscais.
.
4. Clique em Adicionar Nota Fiscal e assim será aberto a interface para iniciar o preenchimento de sua nota fiscal.
5. No cabeçalho da nota fiscal, ao iniciar, é preciso que previamente selecione a loja, através da loja selecionada será liberado o campo de Operação de Movimento o qual é buscado com base nas operações já cadastradas para a loja.
6. As datas na nota fiscal serão preenchidas conforme cada operação especifica na nota fiscal:
- Data de Entrada: será preenchida quando houver a confirmação da nota fiscal pelo botão de confirmar;
- Data de Cadastro: virá sempre marcada conforme a data atual;
- Data de Cancelamento: será preenchida após o cancelamento da nota fiscal.
- Data de Emissão: será quando a nota for enviada para o Sefaz com sucesso.
7. Após liberar o campo de Operação de Movimento, será o momento em que terá que definir qual a operação da nota fiscal que deseja realizar. Para definir, clique na lupa de Operação de Movimento e será aberto o menu de escolha das operações cadastradas para a loja. Nesta tela, é considerado somente operações para a loja e que estejam ativas.
8. O Tipo de Movimento serve como grupo de operações que direciona o tipo de operação e nota que deseja realizar. Com base na escolha, será definido sua operação de nota fiscal. Cada tipo de movimento rege a busca que será realizada, por exemplo, quando for uma transferência, será listado somente as lojas para quem pode emitir a nota.
Notas de venda efetuam a busca somente de clientes, assim, caso deseja efetuar uma venda para um fornecedor, terá que efetuar o cadastro dele como cliente. E para fornecedor são utilizadas notas de compra ou uma transferência de entrada.
Os filtros na tela de pesquisas de operações podem ser agrupados para facilitar a sua busca de operações.
9. Após selecionar a opção de operação para sua nota fiscal, será liberado a busca de Destinatário/Remetente.
Operação para destinada a cliente, pegando operações de saídas de vendas.
Operação destinada para fornecedor de mercadoria.
10. Quando a operação selecionada interestaduais clientes com a UF diferente da do cadastro de loja irão retornar uma mensagem comunicando que a operação diverge do cadastro. O aviso recomenda que altere o cliente para atualização ou verificação da operação selecionada sendo estadual ou interestadual.
11. O número e série da nota fiscal somente será liberado quando a nota for do tipo entrada, e com movimentos de Compra e Transferências de entrada. Os valores deverão ser inseridos de forma manual e não possuem limitações de preenchimento, contanto que seja numérico. Para operações de venda e devoluções, o número será controlado internamente afim de evitar conflitos de numerações inseridas incorretamente, assim, gerando erro ao enviar e possível inutilização em massa de notas fiscais, logo os números serão definidos internamente ao enviar para o SEFAZ. Caso salve a nota fiscal, serão utilizados números provisórios inalteráveis para visualização e busca, os quais serão substituídos pelos números oficiais da nota ao realizar o
envio.
- Notas de Venda de Mercadorias:
- Notas Fiscais de Compra:
Destinatário/Remetente
1. Após selecionar a operação e definir o cabeçalho e dados anteriores de verificação da nota fiscal, é necessário que realize a inclusão do destinatário/remetente da nota fiscal.
2. Caso os dados obrigatórios do cliente não estejam preenchidos corretamente ao incluir, será retornado uma mensagem requisitando que edite e preencha os campos corretamente para que seja possível adicionar o cadastro na nota.
Ao clicar no lápis para editar, será aberto uma interface com os campos destacados para edição ou preenchimento de informações faltantes. Após realizar o ajuste. basta clicar em “Editar” para fixar as alterações realizadas.
Quando o fornecedor for de produto, poderá ser compartilhado todas as lojas. Já o fornecedor de serviço será exclusivo para o grupo de lojas preenchido no cadastro. Caso haja erro no cadastro do fornecedor, será necessário efetuar a atualização
no módulo de fornecedores em: Cadastros > Fornecedor > Busque o fornecedor desejado e efetue a edição.
4. Os botões de Importar itens, Bipar itens e Adicionar itens somente serão disponibilizados para utilização após incluir um Destinatário / Remetente na nota fiscal.
.
5. Após a seleção do Destinatário/Remetente, os botões serão disponibilizados para inclusão, pois com base no tipo de pessoa pode ser aplicado uma tributação distinta como previamente configurado no grupo de tributação.
.
Transferência de Mercadoria: Quando for uma transferência de mercadoria, somente serão listadas as lojas que possuem a mesma raiz de CNPJ, ou seja, as quais posso efetuar a transferência. A loja é cadastrada automaticamente ao efetuar o cadastro no sistema, sendo preenchida no momento em que inseri-la no sistema.
Seleção da operação de transferência:
Devoluções de Mercadoria: Há dois tipos de devolução, sendo elas de compra e venda, onde devoluções de compra são destinadas a fornecedores e de venda para clientes, logo, quando selecionada o tipo de venda, será aberto a modal de
busca somente para clientes conforme abaixo.
[/tds_info] Ao selecionar a operação de devolução de venda, abaixo serão listados somente os clientes. [/tds_info]
Quando for fornecedor, como anteriormente, serão listados somente os fornecedores.
A seleção do filtro de busca ainda pode ser otimizada buscando ou por cliente ou fornecedor, conforme abaixo:
Muito bem! Agora você já sabe como realizar a geração de uma nota fiscal. Boas vendas!