Alterações advindas da NT 2025.002

Você está aqui:
Estamos acompanhando todas as atualizações legais e nossos sistemas serão ajustados conforme as novas exigências. Reforçamos o compromisso com a atualização contínua, segurança fiscal e suporte necessário ao seu negócio. Em breve, enviaremos mais informações e prazos. Conte conosco!

No dia 3 de dezembro de 2025, foi publicada a Nota Técnica 2025.002, que substitui a NT 2024.002 e implementa grandes mudanças necessárias no layout da NF-e e NFC-e, correção em Regras de Validação e registro dos três novos tributos. São elas:

  • Novos campos, finalidades e códigos na NF-e e NFC-e
  • Desativação e alteração de Regras de Validação específicas
  • Registro dos tributos IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e IS (Imposto Seletivo)
  • Novas exigências à empresas enquadradas nos regimes tributários de Lucro Presumido e Lucro Real

O prazo de implantações de teste finaliza no dia 10 de dezembro, com implantação de produção prevista para o dia 15, com o início da obrigatoriedade da informação dos novos tributos para janeiro de 2026. Para mais informações, acesse o documento oficial publicado pelo Ministério da Fazenda no Portal da Nota Fiscal Eletrônica: https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/NT2025002

NOVOS CAMPOS, FINALIDADES E CÓDIGOS DA NF-E E NFC-E

Além de adequações do DANFE para comportar esses novos tributos, será incluído o grupo completo UB, que foi totalmente criado para comportar o Imposto Seletivo e o IBS / CBS.

NOVOS CÓDIGOS
CST IBS/CBS;
cClassTrib (classificação tributária do IBS/CBS);
cClassTribIS (Imposto Seletivo).
NOVAS FINALIDADES
Nota de Crédito;
Nota de Débito.
Suas subclasses são “Débito por multa/juros”, “perdas de estoque”, “pagamento antecipado”; “Crédito por recusa de entrega”, “redução de valor”, “transferência de crédito” etc.
NOVOS CAMPOS
Devolução de tributos (“cashback fiscal”);
Compras governamentais;
Doações;
Base de cálculo;
Alíquotas UF e Município;
Redução de alíquotas;
Crédito presumido;
Retenções;
Diferimentos;
Tributação monofásica;
Tributação regular.
A partir de janeiro de 2026, os campos IBS/CBS possuem preenchimento obrigatório pela legislação e terão suas regras e validade jurídica dos tributos aplicadas para CRT 3 – Regime Normal (Lucro Real / Lucro Presumido).

IMPACTOS EM EMPRESAS OPTANTES AOS REGIMES LUCRO PRESUMIDO E LUCRO REAL

As mudanças impactam diretamente a quem se enquadra nos regimes de Lucro Presumido e Lucro Real. No momento, o Simples Nacional NÃO está com alterações iminentes programadas, e sim para o início de 2027 juntamente a CRT 1, 2, 4 e Monofásicos (Simples, MEI, etc.).

O protocolo adequado a ser seguido a partir de agora para as empresas é avaliar sistemas, revisar parametrização fiscal, atualizar códigos CST e cClassTrib, adequar ERP à nova estrutura e preparar-se para informar os novos campos de CBS e IBS.

CONFIGURAÇÃO DE GRUPO DE ICMS

Agora, o procedimento para emissão de notas fiscais terá como necessidade realizar configuração de ICMS. Abaixo, estão os acessos à guias do Portal Ajuda que lhe auxiliarão nessa execução.

Se for de seu interesse, relembre as alterações advindas da NT 2025.001, que entrou em vigor em setembro deste ano, aqui.

Pronto! Agora você está ciente das principais mudanças que entrarão em vigor a partir de janeiro de 2026.

Isso foi útil?
SimNão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *