Saiba como emitir uma Nota Fiscal em substituição ao Cupom Fiscal no PDV.
Objetivo: Orientar sobre o procedimento adequado para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) em substituição à NFC-e (Cupom Fiscal) no sistema PDV. A emissão da NF-e substitutiva deve ser realizada exclusivamente mediante solicitação do cliente.
📌 Essa operação deve ser utilizada nos casos em que a loja já tenha emitido uma NFC-e (Cupom Fiscal) e, posteriormente, o cliente solicite a emissão de uma NF-e. Em vez de cancelar a NFC-e e gerar uma nova NF-e de venda, realiza-se a emissão de uma NF-e em substituição, assegurando a conformidade fiscal e evitando a bitributação.
📌 O procedimento tem início com a realização da venda no sistema PDV, seguindo o fluxo padrão de venda, incluindo os itens adquiridos e os dados do cliente.
1. No ambiente PDV, clique em Movimentação de Estoque, em seguida, em Venda Eletrônica.

2. A seguir, selecione o vendedor responsável pela venda.

3. Utilize os filtros na parte superior da tela para pesquisar um cliente já cadastrado, caso o cliente não possua o cadastro na loja, clique em Adicionar Cliente.
Após pesquisar, clique no ícone de seta para selecionar o cliente desejado.

4. Ao realizar a pesquisa e não localizar um cadastro correspondente, o sistema exibirá a seguinte mensagem:
“Atenção: Cliente não encontrado. Deseja realizar o cadastro?”
Clique em “Sim” para confirmar e prosseguir com o registro do novo cliente.

5. Após selecionar o cliente responsável pela compra, o sistema exibirá a seguinte mensagem:
“Deseja abrir o cupom com o CPF/CNPJ do cliente?”
- Clique em “SIM” para confirmar e prosseguir com a venda utilizando os dados do cliente.

6. Ao entrar na tela de vendas. Bipe os produtos do cliente.

7. No campo “Forma de Pagamento”, selecione a modalidade pela qual o cliente efetuará o pagamento da mercadoria.

8. Feito isso clique na tecla de atalho <F12> ou em <Finalizar Cupom> para finalizar sua compra.

9. Após a finalização da venda, o sistema emitirá o Cupom Fiscal, contendo a descrição dos itens adquiridos e os respectivos valores da compra.

⚠️ Após a conclusão da venda e a emissão da NFC-e (Cupom Fiscal), deve-se prosseguir com o procedimento de substituição fiscal, por meio da emissão da NF-e em substituição à NFC-e.
10. Na tela inicial do PDV, clique em Movimentação de Estoque, em seguida, em Notas Fiscais.

11. Na área de cadastro de notas fiscais, clique em “Inserir Nota Fiscal”.

12. Selecione a loja e, em seguida, clique no ícone da lupa azul para abrir a tela de pesquisa de operações.

13. Na tela de Pesquisa de Operações de Movimento, selecione o CFOP e clique em “Procurar” para localizar a operação correspondente.

14. Na tela de Pesquisa de Operações de Movimento, selecione a operação correspondente à substituição do Cupom Fiscal (NFC-e). Nesse caso, será utilizado o CFOP 5929. Em seguida, clique na seta verde para confirmar a seleção da operação de substituição do cupom fiscal.

15. Em seguida, clique no ícone da lupa azul no campo “Nome/Razão” para selecionar o cliente ao qual será vinculada a nota fiscal de substituição.

16. Na tela de Pesquisa de Cliente, selecione o filtro desejado e, no campo de texto, preencha as informações correspondentes ao filtro selecionado. Em seguida, clique em “Pesquisar” ou pressione Enter para realizar a busca.

17. Em seguida, clique na seta verde para selecionar o cliente desejado.
📌 Neste exemplo, será selecionado o mesmo cliente para o qual foi emitido o Cupom Fiscal da venda original.

18. Em seguida, utilize o botão “Importar Itens” para carregar os produtos da venda original que constam no Cupom Fiscal (NFC-e) a ser substituído.

19. Na tela de Importar Itens NF, o cliente e o campo “Tipo de Documento” já virão preenchidos com a opção Nota Fiscal.
📌 Como o objetivo é realizar uma substituição ao Cupom Fiscal (NFC-e), será necessário alterar o tipo de documento para “Cupom Fiscal”, a fim de localizar a venda original a ser substituída.

20. Selecione a opção “Cupom Fiscal” no campo Tipo de Documento. Em seguida, clique em “Procurar” para que o sistema liste os cupons fiscais vinculados ao cliente selecionado.

21. Ao realizar a busca pelo Cupom Fiscal vinculado ao cliente selecionado, clique no ícone de bloco de notas referente à venda desejada. Essa ação carregará os produtos da venda original para o filtro, possibilitando a importação dos itens para a Nota Fiscal de substituição.

22. Em seguida, selecione os itens que deseja importar para a Nota Fiscal, marcando os produtos correspondentes à venda vinculada ao Cupom Fiscal que será substituído.

23. Após selecionar os itens desejados, clique no botão “Importar Itens”.
⚠️ Importante: É fundamental manter a opção “Referenciar as Notas Fiscais” marcada, uma vez que a operação de substituição exige a vinculação do Cupom Fiscal de origem como referência na Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

24. Após a importação dos produtos, confirme a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) clicando no botão “Confirmar NF-e”

25. Em seguida, o sistema exibirá a seguinte mensagem na tela:
“Atenção: Você deseja prosseguir para a etapa de envio desta Nota Fiscal?”
Clique em “Sim” para avançar com o envio da NF-e.

26. A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) será enviada para a Sefaz, e a autorização será exibida na tela.
Clique em “OK” para concluir o processo e gerar a NF-e, formalizando a substituição do Cupom Fiscal.

27. O sistema irá gerar a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) contendo a descrição detalhada dos itens e os valores correspondentes à compra, conforme os dados da venda original.

⚠️ Importante: Ao importar os produtos utilizando o botão “Importar Itens”, a referenciação do Cupom Fiscal de venda é realizada automaticamente pelo sistema.
Contudo, caso os itens sejam inseridos por meio das opções “Bipar Produtos” ou “Novo Item”, será necessário realizar a referenciação do cupom manualmente, acessando a aba “Documentos Referenciados”, conforme demonstrado na imagem abaixo com o preenchimento automático.

Muito bem! Agora você está apto a realizar a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) em substituição ao Cupom Fiscal no ambiente PDV.
Desejamos a você excelentes vendas e sucesso nas operações! 🚀